Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Gisele Fabiana-
dc.date.accessioned2018-09-14T18:48:43Z-
dc.date.available2018-09-14T18:48:43Z-
dc.date.issued2017-06-19-
dc.identifier.citationBATISTA, Gisele Fabiana. A visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede pública. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10011-
dc.description.abstractThe main objective of this research consists of investigating what the benefits and difficulties of using educational games to teach English in public schools are according to teachers’ point of view. Considering this intent, firstly a bibliographic study is made, which includes authors such as: Huizinga (1993), Haldfield (1999), Kishimoto (2003), Ramos (2013), Nogueira (2007), Kasdorf (2013) and Falkembach (2006). Secondly, aiming to notice the benefits and difficulties faced while working with educacional games in classroom, a questionnaire is applied to 10 public school English teachers. Finally, the data obtained through the survey is analysed and contrasted with the theoretical references previously approached. The results obtained suggest that teachers are motivated to work with educacional games to teach English, once this educational tool might provide several benefits, such as more dynamics classes, the work with diffrent inteligences types and the increasement of students’ motivation. However, teachers affirm that they do not frequently use this educational resource. Therefore, the results point out for a contradiction between the theachers’ view about educational games and the frequence they are utilized in classroom, a fact that might be associated with the public school English teachers’ working conditions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA visão dos professores sobre os benefícios e dificuldades do uso de jogos educacionais no ensino de língua inglesa em escolas da rede públicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo da presente pesquisa consiste em investigar quais são os benefícios e as dificuldades do uso de jogos educacionais para o ensino de Língua Inglesa em escolas da rede pública a partir da opinião dos professores. Tendo em vista tal pretensão, primeiramente é realizado um estudo bibliográfico, o qual abrange autores como Huizinga (1993), Haldfield (1999), Kishimoto (2003), Ramos (2013), Nogueira (2007), Kasdorf (2013) e Falkembach (2006). Em seguida, com o objetivo de perceber quais são os benefícios e dificuldades encontrados no trabalho com jogos educacionais em sala de aula, aplica-se um questionário para 10 professoras de Língua Inglesa da rede pública de ensino. Após isso, os dados obtidos por meio da pesquisa são analisados e contrastados com o referencial teórico abordado. Os resultados obtidos por meio da pesquisa sugerem que os professores sentem-se motivados a trabalhar com jogos educacionais no ensino de Língua Inglesa, uma vez que tal recurso pode proporcionar diversos benefícios, como: aulas mais dinâmicas, trabalho com diferentes tipos de inteligência e aumento da motivação dos alunos. Todavia, os professores consideram que não utilizam esta ferramenta frequentemente. Desta forma, as informações encontradas apontam para uma possível contradição entre a visão dos professores sobre o uso dos jogos educacionais e a frequência com que estes são utilizados em sala de aula, o que pode ser associado com as condições de trabalho dos professores de Língua Inglesa da escola pública.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Albini, Andressa Brawerman-
dc.contributor.referee1Albini, Andressa Brawerman-
dc.contributor.referee2Martins, Ana Maria dos Santos Garcia Ferreira-
dc.contributor.referee3Marriott, Rita de Cássia Veiga-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2017_1_5.pdf.pdf689,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.