Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10025
Título: Jean Piaget e o ensino da matemática elementar no curso primário: o que dizem as revistas pedagógicas (1950-1970)?
Título(s) alternativo(s): Jean Piaget and the teaching of elementary mathematics in primary school: what do pedagogical magazines say (1950-1970)?
Autor(es): Feitoza, Camila Koyama
Orientador(es): Novaes, Barbara Winiarski Diesel
Palavras-chave: Matemática - Historiografia
Ensino - Metodologia
Epistemologia genética
Mathematics - Historiography
Teaching - Methodology
Genetic epistemology
Data do documento: 2-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Referência: FEITOZA, Camila Koyama. Jean Piaget e o ensino da matemática elementar no curso primário: o que dizem as revistas pedagógicas (1950-1970)? 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: O presente trabalho analisou processos de circulação das ideias de Jean Piaget em Revistas Pedagógicas Brasileiras e suas implicações para o ensino da matemática no curso primário brasileiro no período de 1950 a 1970, período de consolidação da escola nova e abertura para a matemática moderna. Para tanto, foi necessária uma busca de fontes que ocorreu no Acervo Digital do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT) hospedado no Repositório Digital (COSTA, 2015) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A partir da pré-leitura e filtragem de artigos em periódicos pedagógicos que trazem as ideias de Jean Piaget, foram selecionados doze artigos para análise. Utilizamos como ferramentas teórico-metodológicas autores da História Cultural como Chartier (1988), Julia (2001) e Certeau (1982). Procuramos relacionar a circulação de ideias de Jean Piaget, com a análise da cultura escolar e os processos que dão significado a elementos presentes nessa cultura, como os saberes elementares matemáticos e os saberes de formação de professores explicitados nas revistas pedagógicas. A análise dos artigos possibilitou avaliar que estes contribuíram para a transmissão aos professores leitores conhecimentos sobre a teoria de Jean Piaget, as relações com a Matemática Moderna e saberes necessários para o ensino da matemática nos primeiros anos escolares. Fica nítido a tentativa de se romper com um ensino automatizado da matemática, focado no “fazer continhas” e muito mais preocupado com o processo de aprendizagem dos alunos das estruturas operatórias de acordo com as fases do seu desenvolvimento. As aulas de matemática pensadas de forma a promover situações de desequilíbrio e desta forma serem mais efetivas e levarem a reflexão, a abstração reflexionante.
Abstract: This work analyzed the circulation process of Jean Piaget’s ideas in the Brazilian Teaching Magazine and its implications to the teaching of mathematics in the primary school of Brazil in the period of 1950 a 1970, period of consolidation if the new school and the opening to the modern mathematics. Therefore, it was necessary a research for fonts that occurred in the Digital Collection of the Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT) hosted in the Repositório Digital da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). From the pre-reading and filtering of magazines and papers that bring the Jean Piaget’s ideas, twelve papers were selected for the analysis. We used as theorical-methodological tools authos like Chartier (1988), Julia(2001) and Certeau(1982). We wanted to connect Jean Piaget’s ideas’ circulation, with an analysis of the school culture and in the process that give meaning to the elements presents in this culture, like the school knowledge and the teacher’s formation knowledge explained in the pedagogical magazines. The analysis of the articles allowed to evaluate that they contributed to the transmission to the professors readers knowledge about the theory of Jean Piaget, the relations with Modern Mathematics and the necessary knowledge for the teaching of mathematics in the first years of school. It is clear the attempt to break with an automated teaching of mathematics, focused on "doing calculations" and much more concerned with the students learning process of the operative structures according to the phases of their development. Mathematics classes designed to promote situations of imbalance and thus be more effective and lead to reflection, reflective abstraction.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10025
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jeanpiagetensinomatematica.pdf373,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.