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Título: Análises de defeitos em caixas de câmbio automotivo
Título(s) alternativo(s): Damage analysis in automotive gearbox
Autor(es): Barbieri, Gabriel de Sant’ Anna Vitor
Orientador(es): Barbieri, Nilson
Palavras-chave: Vibração
Morfologia - Matemática
Espectros vibracionais
Movimentos mecânicos
Engrenagens
Engenharia mecânica
Vibration
Morphology - Mathematics
Morphology - Mathematics
Vibrational spectra
Gearing
Mechanical engineering
Data do documento: 17-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: BARBIERI, Gabriel de Sant’Anna Vitor. Análises de defeitos em caixas de câmbio automotivo. 2015. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Em sistemas mais complexos, assim como em câmbios automotivos, um rigoroso tratamento de dados é necessário porque existem muitas partes em movimento (engrenagens, rolamentos, eixos, etc.), e desta maneira, existem muitas fontes possíveis de danos e geradoras de ruídos. O objetivo básico deste trabalho é a detecção de danos em câmbios automotivos. Os métodos de detecção utilizados são método de wavelet, biespectro e matemática morfológica. As caixas de câmbio foram produzidas em uma linha de produção de veículos pesados, com ou sem dano, e os sinais de vibração foram obtidos com a utilização de acelerômetros. Os resultados obtidos, após tratamento dos sinais dos ensaios, utilizando os diferentes métodos de detecção, possibilitaram a identificação da presença do dano e sua natureza.
Abstract: In more complex systems, as in automotive gearbox systems, a close processing is required because there are many moving parts (gears, bearings, axes, etc.), and thus, there are many possible sources of damage and noise generation. The basic objective of this work is the detection of damage in automotive gearbox. The detection methods used are wavelet transform, bispectrum and mathematical morphology. The gearboxes were produced on a production line for heavy vehicles, with or without damages and vibration signals were obtained with the use of accelerometers. The results obtained after treatment of the signs of assays, using different detection methods, allowed the identification of the presence of the damage and its nature.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10161
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