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dc.creatorFinger, Gustavo Strauch Wilin-
dc.creatorMatos, Jan-Andreas Froese-
dc.date.accessioned2018-09-26T18:39:48Z-
dc.date.available2016-11-30-
dc.date.available2018-09-26T18:39:48Z-
dc.date.issued2015-11-30-
dc.identifier.citationFINGER, Gustavo Strauch Wilin; MATOS, Jan-Andreas Froese. Conjunto de dados de veículos utilizados na colheita e transporte da cana-de-açúcar para inventário de ciclo de vida: estudo de caso. 2015. 123 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10164-
dc.description.abstractEthanol extracted from sugar cane has been utilized as fuel all over Brazilian territory, especially in passenger’s vehicles as a way to replaced fuels derivate from petroleum that, by law, have also few quantities of this alcohol in its composition. Producing enough quantity of this fuel to supply all the Brazilian fleets that use this kind of fuel is not an easy task: tons of sugarcane must be processed in order to obtain such product. Known as sugarcane mill, this kind of mill needs a big transportation infrastructure which is responsible for the harvest and transportation from the sugar cane crop to the mill. For this transportation logistics, special trucks, harvesters and tractors are designed to support severe conditions on the canebrake. These vehicles are produced in large scale and can promote several impacts over the environment due to its manufacturing, utilization on the field (fuel consumption, operation and maintenance) and discard. For measuring impact over the environment, studies about inventory life cycle over these vehicles are needed. This kind of measuring is useful to compare the ethanol efficiency with other alternative fuels that are used for the same purpose. Furthermore, this data compilation opens a new variable to calculate the balance of energy involving the sugarcane mills; whereas, the energy spend on the canebrake also needs to be count in the balance. Obtaining dada from the canebrake transportation logistics and switching it to the reference unit may lead to a proper comparison between what exists in Brazil and what is being done internationally. Furthermore, emission calculations can be performed when good amount of data relative to the process being analyzed is available.pt_BR
dc.description.sponsorshipAgência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectCiclo de vida do produtopt_BR
dc.subjectVeículos a motorpt_BR
dc.subjectCana-de-açúcar - Transportept_BR
dc.subjectUsinas de açúcarpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectProduct life ciclept_BR
dc.subjectMotor vehiclept_BR
dc.subjectSugarcane - Transportationpt_BR
dc.subjectSugar factoriespt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleConjunto de dados de veículos utilizados na colheita e transporte da cana-de-açúcar para inventário de ciclo de vida: estudo de casopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Etanol derivado da cana de açúcar vem sendo utilizado como combustível em todo território nacional, principalmente em veículos de passeio, como substituição aos combustíveis derivados do petróleo, que também possuem, pela legislação, teores deste álcool em sua composição. Para se produzir quantidade suficiente a suprir a frota que se utiliza deste combustível, toneladas de cana de açúcar devem ser processadas a fim de se obter tal produto. Conhecidas como usinas de cana de açúcar, estas necessitam de uma grande infraestrutura de transporte para a colheita e transporte da matéria prima. Sabe-se que para esta logística de transporte, caminhões, tratores e colhedoras de cana especialmente projetados para este fim são produzidos e equipados a fim de suportar os esforços de trabalho nas condições severas dos canaviais. Estes veículos, em grande quantidade, produzem impactos ao meio-ambiente, desde a sua fabricação/produção passando pela utilização em campo (manutenção e operação) até seu descarte. Para se mensurar os impactos provenientes destes veículos, fazse necessário um estudo de ciclo de vida quanto à sua utilização. Esta mensuração de dados, ainda inexistente para este caso particular, serve como comparação de eficiência entre novos combustíveis alternativos e o etanol já existente. Além do mais, a mensuração dos dados abre um novo patamar para o cálculo da eficiência energética das usinas sucroalcooleiras, visto que o gasto energético com a colheita também deve ser analisado no balanço de energia do sistema. O levantamento dos dados do sistema agroindustrial de transporte da cana, sua transformação em unidades de referência usadas internacionalmente e a comparação com inventários de ciclo de vida já existentes podem ser feitas afim de verificar possíveis divergências entre o que existe no Brasil e o que existe internacionalmente. Dados de emissões também podem ser produzidos e comparados quando se têm bases de dados do processo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Ugaya, Cassia Maria Lie-
dc.contributor.referee1Ugaya, Cassia Marie Lie-
dc.contributor.referee2Cararo, Nilton Luiz-
dc.contributor.referee3Verussa Junior, Osvaldo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTEpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

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