Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10174
Título: Investigação de um método vibro-acústico para detecção de danos em placas planas
Título(s) alternativo(s): A vibro-acoustic method of investigation on failure detection over plane boards
Autor(es): Moura, Ronald Renê Grüdtner de
Orientador(es): Gomes, Márcio Henrique de Avelar
Palavras-chave: Engenharia acústica
Vibração
Filtros elétricos de crista
Localização de falhas (Engenharia)
Ensaios
Engenharia mecânica
Acoustical engineering
Vibration
Ellectric filters, Crystal
Fault location (Engineering)
Essays
Mechanical engineering
Data do documento: 24-Set-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MOURA, Ronald Renê Grüdtner de. Investigação de um método vibro-acústico para detecção de danos em placas planas. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: No TCC 1 foram abordados os conceitos teóricos e os objetivos do ensaio vibro-acústico com piezelétrico. Neste presente trabalho, serão abordados alguns dos conceitos matemáticos utilizados na simulação numérica computacional do referido ensaio vibro-acústico, assim como os resultados da simulação e suas conclusões. Com o poder computacional cada vez mais crescente de computadores mais potentes e softwares modernos para executar simulações, é possível simular a irradiação sonora de estruturas sólidas complexas, como placas feitas de material composto. Este é o objetivo final dessa linha de pesquisa. O presente trabalho, entretanto, se atém à simulação de um problema simplificado. Nesse caso, simulações do comportamento dinâmico e da radiação sonora de uma placa retangular plana, homogênea e isotrópica são apresentadas. Eventuais danos são posteriormente modelados através de furos com diferentes diâmetros. Resultados relativos à impedância mecânica, pressão sonora e eficiência da radiação são comparados e servem para ilustrar como danos podem alterar o comportamento da estrutura, bem como o som irradiado. Uma conclusão importante é a de que furos na placa tendem a aumentar a eficiência de radiação em altas freqüências.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10174
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2016_2_24.pdf9,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.