Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10186
Título: Qualidade da assistência técnica: avaliação econômica do sistema de gestão de qualidade nos processos de assistência técnica
Título(s) alternativo(s): Quality of the technical assistance: economic evaluation of the quality management system in the technical assistance processes
Autor(es): Politi, Gabriel da Rocha Campos
Orientador(es): Chiroli, Daiane Maria De Genaro
Palavras-chave: Assistência técnica
Avaliação (Finanças)
Controle de qualidade
Custo-benefício
Technical assistance
Valuation
Quality control
Cost effectiveness
Data do documento: 26-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: POLITI, Gabriel da Rocha Campos. Qualidade da assistência técnica: avaliação econômica do sistema de gestão de qualidade nos processos de assistência técnica. 2018. 213 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a sensibilidade financeira no setor de assistência técnica de uma multinacional. Portanto, foram realizadas algumas entrevistas e aplicadas ferramentas da qualidade, como brainstorms e o diagrama de causa e efeito. Contudo, foi possível identificar as principais causas para o problema de indisponibilidade de técnicos. Assim foi desenvolvida uma solução inicial de criação de cenários financeiros para avaliar qual tomada de decisão seria a mais plausível. Por fim, avaliar até que ponto a solução poderia ser aplicada. O cenário com melhor desempenho foi a assistência contratar somente um novo técnico, pois só assim estaria maximizando seu lucro líquido e a porcentagem representativa deste lucro da receita gerada.
Abstract: This paper aims to analyze financial sensitivity in the technical assistance sector of a multinational. Therefore, some interviews and applied quality tools, such as brainstorms and the cause and effect diagram, were carried out. However, it was possible to identify the main causes for the problem of unavailability of technicians. Thus, an initial solution was created to create financial scenarios to evaluate which decision-making would be the most plausible. Finally, evaluate to what extent the solution could be applied. The best performing scenario was the assistance to hire only a new technician, since only then would it be maximizing its net income and the percentage representative of this profit from the generated revenue.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10186
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2018_1_12.pdf5,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.