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dc.creatorKalinski, Camila-
dc.date.accessioned2018-10-15T16:24:04Z-
dc.date.available2018-10-15T16:24:04Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.citationKALINSKI, Camila. Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via. 2017. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10282-
dc.description.abstractBased on life-cycle cost analysis concepts, the present study developed a comparative economic evaluation between rigid and flexible pavement structure, aiming to define the most economically viable alternative to be applied in a single roadway in Pato Branco's city, Paraná's state. Basically, the costs in roadway´s life cycle include agency and user´s costs. The first one is related to deployment, maintenance and rehabilitation costs, and the second one to vehicle operating costs, travel time delay and accidentes, which will be not addressed in this study. To determine the implantation costs, concrete pavement structures were dimensioned based on Portland Cement Concrete (PCC) and Hot Mix Asphalt (HMA), considering a project period of twenty years. Maintenance and rehabilitation survey costs were based on different hypotheses of service plans to be executed during the useful life of the structures, for both rigid and flexible section. The economic analysis was performed comparing the life cycle costs considering all the service plans hypotheses. As a result, it is possible to observe similar behaviors among the comparisons made at the present work. When considering just the implatation costs, it can be verified that the rigid pavement became 7,6% more expensive. However, taking into consideration the maintenance and rehabilition costs, the concrete pavement made of Portland Cement Concrete becomes economically more feasible. The average difference between the hypotheses tested was of R$ 1.432.829,38, which represents a R$ 74.355,44 per roadway kilometer, factor that turns the flexible pavement cost 6,1% more expensive than the rigid pavement, For the comparison made, the equilibrium age between the strucures was between eight and fourteen years. These results demonstrate the significance of the Life-Cycle Cost Analysis in pavement structures in the decision making at the design phase, a practice that is less used. In addition, considering the economic and technical aspects, it can be verified that rigid pavement structures can present important advantagens in the construction of new roadways.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectControle de custopt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectCost controlpt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectPavements, Flexiblept_BR
dc.titleComparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma viapt_BR
dc.title.alternativeEconomic comparative between rigid and flexible pavement structures in life-cycle cost analysis concepts for a roadway projectpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom base em conceitos da análise dos custos no ciclo de vida, o presente estudo realizou uma avaliação econômica comparativa entre estruturas de pavimentação rígida e flexível, com objetivo principal de definir a alternativa economicamente mais viável a ser aplicada ao projeto de uma via da cidade de Pato Branco - PR. Basicamente, os custos no ciclo de vida de rodovias abrangem os custos da agência e dos usuários, o primeiro relacionado aos custos de implantação, manutenção e reabilitação, e o segundo aos custos operacionais dos veículos, atraso no tempo de viagem e acidentes, os quais não são abordados neste estudo. Para determinação dos custos de implantação, foram dimensionadas estruturas de pavimento com revestimentos de concreto de cimento Portland (CCP) e de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ),cujo período de projeto considerado foi vinte anos. O levantamento dos custos de manutenção e reabilitação envolveu a elaboração de diferentes hipóteses de planos de serviços a serem executadas ao longo da vida útil das estruturas, tanto para a seção rígida, quanto para a flexível. A análise econômica foi realizada através da comparação dos custos no ciclo de vida, considerando-se todas as hipóteses de plano de serviços. Com o resultado, é possível observar comportamentos semelhantes entre as hipóteses analisadas. Ao serem considerados apenas os custos de implantação, verifica-se que a estrutura de pavimentação rígida é mais onerosa, aproximadamente 7,6%. No entanto, ao se realizar a análise juntamente com os custos de manutenção e reabilitação, a estrutura de pavimento de concreto de cimento Portland se torna economicamente mais viável. A média entre as diferenças das hipóteses testadas foi R$1.432.829,38, o que representa um valor de R$ 74.355,44 por quilômetro de rodovia, o que significa um custo do pavimento flexível em relação ao pavimento rígido aproximadamente 6,1% maior. Para as comparações realizada, a idade de ponto de equilíbrio entre as estruturas foi no período de oito a catorze anos. Os resultados demonstram a importância da análise dos custos ao longo do ciclo de vida dos pavimentos na tomada de decisões da fase de projeto, prática ainda pouco utilizada. Além disso, ao se realizar a avaliação econômica e considerar-se os aspectos técnicos, verifica-se que as estruturas de pavimento rígidas podem representar vantagens na construção de novas vias.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Trombetta, Jairo-
dc.contributor.referee1Trombetta, Jairo-
dc.contributor.referee2Bisconsini, Danilo Rinaldi-
dc.contributor.referee3Pereira Filho, José Ilo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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