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Título: Dimensionamento dos principais componentes de uma bomba de engrenagens aplicada a um veículo de alta performance
Título(s) alternativo(s): Design of the main components of a gear pump applied to a high-performance vehicle
Autor(es): Bacchi, Fernando Henrique
Orientador(es): Rossetto, Diego Rizzotto
Palavras-chave: Combustíveis
Engrenagens
Rolamentos
Fuel
Gearing
Bearings (Machinery)
Data do documento: 18-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: BACCHI, Fernando Henrique. Dimensionamento dos principais componentes de uma bomba de engrenagens aplicada a um veículo de alta performance. 2018. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Muitas vezes em veículos de alta performance encontram-se dificuldades referentes a alimentação de combustível. As soluções de bombas de combustível disponíveis em mercado não suprem a demanda requerida para a alimentação desse tipo de veículos, sendo necessária uma readequação do sistema ou o uso de mais de um desses componentes, funcionando em paralelo. Porém estas modificações podem ocasionar muitos problemas para o sistema de alimentação. Este trabalho foi desenvolvido baseando-se na necessidade de uma maior vazão da bomba de combustível para esse tipo de veículos. Foram elaborados os dimensionamentos dos principais componentes de uma bomba mecânica de engrenagens, voltando sua aplicação à um veículo de alta performance, que neste caso, trata-se do veículo utilizado pela equipe UTECH Performance, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco. Neste trabalho são realizados os dimensionamentos e adequações do eixo de transmissão, do engrenamento, da chaveta para polia, e da espessura mínima para carcaça, além de serem apresentados os cálculos de verificação para vida útil dos rolamentos selecionados.
Abstract: Talking about high performance vehicles, difficulties about the fuel system are usually found. The solutions for fuel supply available in the market to this type of vehicle, does not provide the necessary demand of fuel, thus it is necessary to rearrange the system or to use more of these pumps, shunt connected. However, these modifications can cause a lot of problems in the system or in the components. This paper was developed given the need of a higher fuel rate, provided by the fuel pump to this type of vehicles. There were elaborated the design of the main components of a gear pump, applied to a high-performance vehicle, that in this case is the vehicle used by the UTECH Performance team of the Federal University of Technology – Paraná – Campus Pato Branco. In this paper are presented the design and the adjustments to the transmission shaft, the gears, the pulley keyway, the minimum thickness for the housing pump and besides being presented the bearings life check.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10328
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