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Título: Modelo de negócios de uma ESCO (Empresa de Serviços de Energia)
Título(s) alternativo(s): Business model of an ESCO (Energy services company)
Autor(es): Marques, Ronisson Gimenez
Orientador(es): Lafay, Jean Marc Stephane
Palavras-chave: Negócios - Planejamento
Planejamento empresarial
Energia elétrica - Consumo
Energia elétrica - Medição
Business - Planning
Business planning
Electric power consumption
Electric power - Measurement
Data do documento: 13-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: MARQUES, Ronisson Gimenez. Modelo de negócios de uma ESCO (Empresa de Serviços de Energia). 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Empresas de serviços de energia (ESCOs) são implementadas mundialmente para aprimorar a eficiência energética tanto no setor industrial quanto no setor público, gerando ganhos financeiros para ambos, assim como a mitigação do efeito estufa. No entanto, no Brasil as ESCOs são pouco exploradas no setor acadêmico comparada ao desempenho que podem trazer à economia e ao ambiente, sendo assim, este trabalho vem para abrir portas para novos estudos do setor através de uma proposta de modelo de negócios para que mais empresas de serviço de energia possam surgir, ou até mesmo para que as existentes possam se aprimorar. Para realização do trabalho foi utilizado o modelo de negócios proposto por Hamel (2001) onde é apresentado quatro grandes conceitos para seu efetivo funcionamento. Antes disso, foi levantado as barreiras que impedem as ESCOs de perpetuarem no mercado nacional, benefícios através de programas estatais, os principais produtos e os contratos que são propostos no mercado mundial de eficiência energética. O conceito “Estratégia Principal” proposto por Hamel (2001) foi o principal alvo deste trabalho devido a sua complexidade, os demais conceitos são definidos através da aplicação da ferramenta SWOT do mercado atual, com base na literatura existente.
Abstract: Energy services companies (ESCOs) are implemented worldwide to improve energy efficiency in both the industrial and public sectors, generating financial gains for both, as well as mitigating the greenhouse effect. However, in Brazil the ESCOs are little explored in the academic sector compared to the performance that can bring the economy and the environment, so, this work comes to open doors to the new studies of the sector through a proposal of business model for support of new and existing energy service companies. The base of these work was a business model proposed by Hamel (2001), where four concepts for its operation are presented. Before that, it was raised as barriers that prevented ESCOs from perpetuating in the national market, the benefits through state programs, the main products and the contracts that are proposed in the global market for energy efficiency. The concept "Main Strategy" by Hamel (2001) was the main target of this work due to its complexity, the other concepts are defined through the application of the SWOT tool of the current market, based on existing literature.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10340
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