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Título: A inserção da mulher negra no ensino de ciências no município de Ponta Grossa - PR
Título(s) alternativo(s): The insertion of the black woman in the teaching of sciences in the city of Ponta Grossa - PR
Autor(es): Silva, Leticia Helena Vieira da
Orientador(es): Kovaleski, Nadia Veronique Jourda
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Raça negra
Discriminação racial
Science - Study and teaching
Black race
Race discrimination
Data do documento: 29-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: SILVA, Leticia Helena Vieira da. A inserção da mulher negra no ensino de ciências no município de Ponta Grossa - PR. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Este estudo tem como objetivo contextualizar, através de pesquisa bibliográfica e de campo, questões em torno da inserção da mulher negra na atividade docente especialmente no ensino de Ciências. Para tal foi realizado o mapeamento do número de professoras negras que atuam no Ensino Fundamental nas disciplinas de Ciências das escolas públicas do município de Ponta Grossa - PR. A coleta de dados foi efetivada através de um questionário enviado para os/as professores/as do município de Ponta Grossa - PR, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED). O estudo confirmou a hipótese de que as mulheres negras são a manifestação da dupla discriminação de sexo e cor na sociedade brasileira no ensino de ciências. Os resultados encontrados mostram, dentro da realidade estudada, que a atividade docente ainda é exercida majoritariamente por mulheres. Contudo, quando feito recorte de cor ou raça/etnia, não foi identificado a representação das mulheres de cor ou raça/etnia preta.
Abstract: This study aims to contextualize, through bibliographical and field research, public and deep questions about the insertion of black woman in the teaching activity, especially teaching Sciences. For this purpose, the mapping of the number of black teachers who work in the disciplines of Science in public Elementary Schools in the city of Ponta Grossa - PR was realized. The data collection was carried out with a questionnaire sent to the teachers of the city of Ponta Grossa (PR), through the Secretaria de Estado da Educação (SEED). The study confirmed the hypothesis that black women teaching sciences are the symptom of the double discrimination of sex, and color, in Brazilian society. The results found show that the teaching activity is still exercised mainly by women, within the reality studied. However, when the category color or race / ethnicity was analyzed, the representation was mostly of the color or race / ethnicity white.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10350
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