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Título: As representações sociais de acadêmicos de ciências e biologia sobre evolução biológica
Título(s) alternativo(s): The social representations of academics of sciences and biology on biological evolution
Autor(es): Bueno, Stefany Louise
Orientador(es): Tureck, Luciane Viater
Palavras-chave: Evolução (Biologia)
Biologia - Estudo e ensino
Participação social
Professores - Formação
Evolution (Biology)
Biology - Study and teaching
Social participation
Teachers, Training of
Data do documento: 14-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: BUENO, Stefany Louise. As representações sociais de acadêmicos de ciências e biologia sobre evolução biológica. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo investigar as representações sociais que permeiam as concepções dos acadêmicos de ciências naturais e ciências biológicas sobre a evolução biológica. As representações sociais são as noções elaboradas para desvendar incógnitas de assuntos relevantes, essas são influenciadas pela mídia, por crenças, cotidiano e fatores culturais. Na área de ciências e biologia a evolução biológica é um conteúdo permeado de representações sociais, já que crenças e culturas diversas versam sobre a origem da vida e sobre a variedade das formas viventes. A influência das representações sociais sobre o tema traz impacto sobre a forma como o mesmo é ensinado, sendo portanto importante a investigação dessa problemática entre os licenciandos que em breve poderão atuar como professores. Diante do exposto, os dados dessa pesquisa foram coletados por meio de questionários aplicados a nove acadêmicos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais (3° período), e vinte e três acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas (2° período) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Ponta Grossa. Os questionários foram compostos por cinco questões objetivas e cinco discursivas com o propósito de obter dados pessoais dos participantes, tais como o sexo e idade, e também para investigar quais conceitos científicos sobre evolução os mesmos possuíam, bem como se as representações sociais faziam parte do seu entendimento sobre o assunto. A partir da análise textual das respostas dos participantes foi possível identificar algumas ideias errôneas associadas ao conceito de evolução biológica, tais como ideias de progresso, valoração crescente, transformismo, e linearidade do processo evolutivo. As representações sociais, principalmente as associadas a religiosidade, contribuem para a formação dessas ideias que de alguma forma se combinam com o conhecimento científico obtido no meio acadêmico. Todos esses fatores irão influenciar na forma como o assunto será abordado por esses futuros professores de ciências e biologia.
Abstract: The present study had as main objective to investigate the social representations that permeate the conceptions of the academics of natural sciences and biological sciences on the biological evolution. Social representations are the notions elaborated to uncover unknowns of relevant subjects, these are influenced by the media, by beliefs, daily life and cultural factors. In the area of sciences and biology biological evolution is a permeated content of social representations, since diverse beliefs and cultures talk about the origin of life and the variety of living forms. The influence of social representations on the subject has an impact on the way it is taught, so it is important to investigate this problem among the graduates who will soon be able to act as professors. Considering the above, the data of this research were collected through questionnaires applied to nine undergraduate students of Interdisciplinary Degree in Natural Sciences (3rd period), and twenty-three undergraduate students in Biological Sciences (2nd period) of the Federal Technological University of Paraná, Ponta Grossa campus. The questionnaires were composed of five objective and five dis-cursive questions for the purpose of obtaining personal data from the participants, such as sex and age, as well as to investigate what scientific concepts about evolution they had, as well as whether social representations were part of the your under-standing of the subject. From the textual analysis of the participants' answers it was possible to identify some erroneous ideas associated with the concept of biological evolution, such as ideas of progress, increasing valuation, transformism, and linearity of the evolutionary process. Social representations, especially those associated with religiosity, contribute to the formation of these ideas that somehow combine with the scientific knowledge obtained in the academic environment. All of these factors will influence how the subject will be addressed by these future science and biology professors.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10353
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