Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10354
Título: Oficinas educativas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas nos anos finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Educational workshops to prevent the use of alcohol and other drugs in the final years of elementary school
Autor(es): Ribeiro, Wilson Pereira
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Bebidas alcoólicas - Consumo
Drogas - Efeito fisiológico
Vício em drogas
Representações sociais
Jogos educativos
Drinking of alcoholic beverages
Drugs - Physiological effect
Drug addiction
Social representations
Educational games
Data do documento: 29-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: RIBEIRO, Wilson Pereira. Oficinas educativas de prevenção ao uso de álcool e outras drogas nos anos finais do ensino fundamental. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: Este trabalho buscou analisar a contribuição de oficinas educativas sobre a prevenção ao uso de álcool e outras drogas na informação de estudantes sobre os efeitos das drogas no organismo humano, com várias temáticas como exposição de vídeos, execução de jogos didáticos, confecção de cartazes, e dinâmica da caixa de perguntas. Uma vez que o envolvimento de estudantes com as drogas licitas e ilícitas vem aumentando significativamente, considerando a facilidade de acesso que crianças, adolescentes e jovens tem ao álcool e outras drogas. Este trabalho está fundamentado na Teoria das Representações Sociais empregada em vários campos do conhecimento, sobre tudo nas Ciências Humanas e Sociais. Fazendo uma analogia das representações que os estudantes de uma escola da rede pública estadual da cidade de Ponta Grossa no estado do Paraná, desenvolvem a respeito às drogas, visando informá-los dos malefícios que as drogas causam no organismo humano e suas ações no sistema nervoso central, como cada substancia age em vários pontos do cérebro, alterando o comportamento de cada usuário e a respectiva droga que está sendo usada. A análise desse trabalho contou com duas turmas distinta, uma com 33 alunos do 6º ano com idade entre 10 a 13 anos, outra turma com 15 alunos do 9º ano com faixa etária de 13 a 15 anos, as atividades foram divididas em dois momentos, onde trabalhamos, com um questionário inicial, vídeos educativos, discussões sobre os efeitos das drogas (slides), confecção de cartazes, execução de jogos didáticos, com 6º ano trilha educativa e 9º ano jogo de cartas “Tô Limpo”, dinâmica da caixa de perguntas onde os alunos colocaram suas maiores dúvidas. As oficinas educativas contribuíram na informação sobre a prevenção ao uso de álcool e outras drogas, para alunos dos anos finais do ensino fundamental, a prevenção é o melhor caminho para que as crianças, adolescentes e jovens fiquem atentos e não se submetam as drogas.
Abstract: This work sought to analyze the contribution of educational workshops on the prevention use of alcohol and other drugs in the information of students on the effects of drugs on the human body, with various themes such as video exhibition, execution of didactic games, Making posters, and dynamics of the question box. Since the involvement of students with drugs bids and illicits has been increasing significantly, considering the ease of access that children, adolescents and young people have to alcohol and other drugs. This work is based on the theory of social representations employed in various fields of knowledge, about everything in the humanities and social sciences. Making an analogy of the representations that the students of a school of the state public network of the city of Ponta Grossa in the state of Paraná, develop about the drugs, aiming to inform them of the harm that the drugs cause in the human body and their actions In the central nervous system, as each substance acts at various points in the brain, altering the behavior of each user and the respective drug being used. The analysis of this work counted with two distinct classes, one with 33 students of the 6th year aged between 10 to 13 years, another class with 15 pupils of the 9th year with age range from 13 to 15 years, the activities were divided in two moments , where we work, with an initial questionnaire, educational videos, discussions about the effects of drugs (slides), making posters, execution of didactic games, with 6th year Educational Trail and 9th year card game "I'm Clean", dynamics of the question box Where the students put their biggest doubts. Educational workshops have contributed to information on the prevention of alcohol and other drugs, for students in the final years of elementary school, prevention is the best way for children, adolescents and young people to stay tuned and do not undergo drugs.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10354
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_1_12.pdf4,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons