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Título: História em quadrinhos do Homem-Formiga: a pedagogia cultural e as representações de ciência
Título(s) alternativo(s): Ant-Man comic: the cultural pedagogy and the representations of science
Autor(es): Camargo, Susan Caroline
Orientador(es): Rivelini, Angelica Cristina
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Super-heróis
Cultura - Estudo e ensino
Comic books, strips, etc
Superheroes
Culture - Study and teaching
Data do documento: 24-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Referência: CAMARGO, Susan Caroline. História em quadrinhos do Homem-Formiga: a pedagogia cultural e as representações de ciência. 2017. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar sob o enfoque dos Estudos Culturais e da Pedagogia Cultural, as articulações sobre ciência e cientista encontradas nas histórias em quadrinhos do Homem-Formiga, assinalando a maneira como esses materiais atuam como produções culturais potentes na construção de um modo de saber científico nesse contexto de ciência dos super-heróis. A fim de enriquecer as discussões da etapa de análise do trabalho, realizou-se pesquisas bibliográficas em produções acadêmicas anteriores tanto para avaliar como o uso das histórias em quadrinhos vem sendo proposto no ensino de ciências e no ensino de química, como para investigar quais têm sido as concepções de ciência e principalmente de cientista apresentada por alunos em diferentes níveis de ensino. As histórias analisadas, foram retiradas de três revistas em quadrinhos publicadas no Brasil, que reúnem as principais histórias do Homem-Formiga desde sua criação, em 1962. Para a construção do corpus e dos temas de análise, utilizou-se a metodologia da Análise de Discurso, que permitiu uma leitura mais acurada dos materiais de onde foram selecionados os excertos discursivos. Com as análises, encontrou-se mais representações sobre a figura do cientista do que sobre a ciência em si. Nessas representações, em geral permaneceram as características estereotipadas que normalmente são atribuídas aos cientistas pelos alunos, o que demonstra um reforço que as histórias em quadrinhos, enquanto formas de mídia potentes, dão as ideias errôneas sobre ciência que fazem parte do imaginário comum. Almeja-se com essa pesquisa, evidenciar a necessidade de uma prática reflexiva acerca das representações científicas e práticas pedagógicas que permeiam as histórias em quadrinhos, visto que elas também são meios de comunicação capazes de direcionar as percepções de seu público com relação aos assuntos nela tratados, inclusive sobre o que é e para quem é a ciência.
Abstract: The present work aims to analyze under the focus of Cultural Studies and Cultural Pedagogy, the articulations on science and scientist found in the Ant-Man comics, pointing out how these materials act as powerful cultural productions in building a scientific knowledge in this context of science of superheroes. In order to enrich the discussions of the analysis stage of the work, it was carried out bibliographical research in previous academic productions both to evaluate how the use of comics has been proposed in science teaching and in chemistry teaching, as to investigate what have been the conceptions of science and especially of scientists presented by students at different levels of education. The analyzed stories were taken from three comic books published in Brazil, which compiled the main stories of Ant-Man since its creation in 1962. For the construction of the corpus and the themes of analysis, the Discourse Analysis methodology was used, which allowed a more accuratereading of the materials from which the discourse excerpts were selected. With the analysis, were found more representations on the figure of the scientist than on the science itself. In these representations, the tereotyped characteristics usually attributed to the scientists by the students remained, which demonstrates a reinforcement that comics as powerful media forms give at the misconceptions about science that are part of the common imaginary. It is desired with this research, to highlight the need for a reflective practice about the scientific representations and pedagogical practices that permeate the comics, since they are also means of communication capable of directing the perceptions of their public in relation to the subjects presented therein, including on what is and for whom is the science.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10363
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