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dc.creatorGonsalves, Lucas Gabriel-
dc.date.accessioned2018-12-26T18:36:52Z-
dc.date.available2018-12-26T18:36:52Z-
dc.date.issued2018-11-20-
dc.identifier.citationGONSALVES, Lucas Gabriel. Um estudo de aplicação de inteligência artificial em jogos. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10422-
dc.description.abstractElectronic games began to become popular in the early 1970s. There has been a great evolution since then. “Motores de Jogos”, Engines in English, are fundamental for the development of games, since they look for to accelerate the development of the games, aiding the developers. The concept of Artificial Intelligence, AI, exists for thousands of years, but it was from the 50's that the term came into being and has since become an important area of study, being used in industries, literature, games, etc. In the gaming world, AI is used to challenge and entertain players. There are several AI techniques and some of these will be approached in this work as Finite State Machine, Steering Behaviors and Ant Colony Algorithm, ACA. A game, which uses a grid based movement system, was developed using two AI techniques: Finite State Machine and Ant Colony Algorithm, with some adaptations. After adjustment of parameters such as pheromone intensity and evaporation rate, a satisfactory behavior was obtained, with the game running in an open, unobstructed grid, and also able to replicate the double bridge experiment of the ACA algorithm.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.titleUm estudo de aplicação de inteligência artificial em jogospt_BR
dc.title.alternativeA study of application of artificial intelligence in gamespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoJogos eletrônicos começaram a se popularizar no início da década de 1970. Houve uma grande evolução desde então. Motores de jogos, Engines em inglês, são fundamentais para o desenvolvimento dos mesmos, visto que buscam agilizar o desenvolvimento dos jogos, auxiliando os desenvolvedores. O conceito de Inteligência Artificial, IA, existe a milhares de anos, mas foi a partir da década de 50 que o termo surgiu e, desde então, se tornou uma importante área de estudo, sendo utilizada nas indústrias, literatura, jogos, etc. No mundo dos jogos, a IA é utilizada para desafiar e entreter os jogadores. Existem diversas técnicas de IA e algumas dessas serão abordadas nesse trabalho como Máquina de Estados Finitos, Comportamento de Direções e Algoritmo Colônia de Formigas, ACF. Um jogo, que utiliza um sistema de movimentação em matriz, foi desenvolvido utilizando duas técnicas de IA: Máquina de Estados Finitos e Algoritmo Colônia de Formigas, com algumas adaptações. Após ajustes de parâmetros como intensidade de feromônio e taxa de evaporação, obteve-se um comportamento satisfatório, com o jogo rodando em uma matriz aberta, sem obstáculos e também conseguindo replicar o experimento das pontes duplas do algoritmo ACF.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Koscianski, André-
dc.contributor.referee1Koscianski, André x-
dc.contributor.referee2Borges, André Pinz-
dc.contributor.referee3Ribeiro, Richard Duarte-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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