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Título: Análise dos termos bio e tônico presentes no produto Biotônico Fontoura
Título(s) alternativo(s): Analysis of the bio and tonic terms present in the product Biotônico Fontoura
Autor(es): Plácido, Manuel Henrique Estércio Farias
Orientador(es): Romero, Adriano Lopes
Palavras-chave: Química
Rótulos
Estimulantes
Chemistry
Labels
Stimulants
Data do documento: 2-Mar-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: PLÁCIDO, Manoel Henrique Estércio Farias. Análise dos termos bio e tônico presentes no produto Biotônico Fontoura. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.
Resumo: Os termos científicos têm sido explorados, nos últimos anos por profissionais do marketing, como um recurso publicitário para caracterizar um produto como sendo inovador e de melhor qualidade. Apesar de aparentemente novo esse recurso já era utilizado, no Brasil, desde o início do século XX. Um exemplo de produto industrializado que utiliza termos científicos em sua embalagem é o Biotônico Fontoura, que, por nossa vivência e interesse, foi definido como objeto de pesquisa. Desta forma, no trabalho ora apresentado buscamos entender a constituição do nome do produto Biotônico Fontoura, nome atribuído por Monteiro Lobato, amigo e companheiro de trabalho de Candido Fontoura. Apesar dos quatro extratos vegetais presentes no produto Biotônico Fontoura possuir diferentes atividades farmacológicas - algumas delas relacionadas à efeitos de melhoria do metabolismo -, os efeitos estimulantes, assim como outras atividades farmacológicas não foram exploradas nas publicidades do produto Biotônico Fontoura. Já os termos ferro e fósforo foram amplamente explorados nas publicidades, inclusive nos comerciais a partir da década de 1980. A partir da pesquisa realizada foi possível entender que a gênese do nome Biotônico Fontoura é devido a presença de substâncias com propriedades tônicas (estimulantes), tanto inorgânicas quanto orgânicas, sendo estas últimas obtidas a partir dos extratos vegetais Aloe amargo (Aloe perryi), mirra (Commiphora myrrha), noz-moscada (Myristica fragrans) e canela (Cinnamomum zeylanicum), daí a contribuição do termo Bio. Sendo assim, o nome BioTônico não é uma mera sugestão do Monteiro Lobato, mas reflete a composição do produto, que é constituído por suplementos minerais (compostos inorgânicos de ferro e fósforo) e extratos vegetais, que em associação produzem os efeitos atribuídos ao Biotônico Fontoura. A grande aceitação do produto Biotônico Fontoura devese aos inúmeros anúncios publicitários produzidos em diferentes épocas, que sempre buscaram mostrar esse produto como sendo "bom para todas as idades", estabelecendo relações com à beleza, à força, à saúde e ao bom rendimento escolar e no esporte. Aparentemente, a nova versão do produto Biotônico Fontoura lançada em 2017, apesar de constar a informação no rótulo “Nova embalagem mesma fórmula”, não contêm mais os extratos vegetais que faziam parte de sua composição desde sua primeira formulação em 1910. Desta forma, o termo Bio presente na formação do nome do produto Biotônico Fontoura perde sua função. Acreditamos que a manutenção do nome deve-se à fatores históricos, que estão relacionadas ao uso e à aceitação desse produto por gerações.
Abstract: Scientific terms have been explored in recent years by marketers as an advertising resource to characterize a product as being innovative and of better quality. Although apparently new this resource was already used in Brazil since the beginning of the twentieth century. An example of an industrialized product that uses scientific terms in its packaging is the Biotônico Fontoura, which, for our experience and interest, was defined as an object of research. In this way, in the work presented here we try to understand the constitution of the product name Biotônico Fontoura, name attributed by Monteiro Lobato, a friend and work colleague of Candido Fontoura. Although the four plant extracts present in the Biotônico Fontoura product have different pharmacological activities - some of them related to the effects of metabolism improvement -, the stimulating effects, as well as other pharmacological activities were not explored in the Biotônico Fontoura product advertisements. The terms iron and phosphorus were extensively explored in advertisements, even commercial ones from the 1980s. From the research it was possible to understand that the genesis of the name Biotônico Fontoura is due to the presence of substances with tonic (stimulant) properties, both inorganic and organic, the latter being obtained from the plant extracts Aloe perryi, Commiphora myrrha, Myristica fragrans and Cinnamomum zeylanicum, hence the contribution of the term Bio. Thus, the name BioTônico is not a mere suggestion of Monteiro Lobato, but reflects the composition of the product, which is constituted by mineral supplements (inorganic compounds of iron and phosphorus) and vegetal extracts, that in association produce the effects attributed to the Biotônico Fontoura. The great acceptance of the Biotônico Fontoura product is due to the innumerable advertisements produced at different times, which have always sought to show this product as being "good for all ages", establishing relationships with beauty, strength, health and good yield school and in sports. Apparently, the new version of the Biotônico Fontoura product launched in 2017, despite the information on the label "New packaging the same formula", no longer contain the plant extracts that were part of its composition since its first formulation in 1910. In this way, the term Bio present in the formation of the product name Biotônico Fontoura loses its function. We believe that the maintenance of the name is due to historical factors, which are related to the use and acceptance of this product for generations.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10459
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