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Título: A Universidade Aberta do Brasil no polo de Itapevi – SP
Autor(es): Rodrigues, Orismar Alves
Orientador(es): Niada, Aurea Cristina Magalhães
Palavras-chave: Ensino à distância - Educação (Superior)
Integração social
Desenvolvimento econômico - Efeito da educação
Administração municipal
Distance education - Education (Higher)
Social integration
Economic development - Effect of education on
Municipal government
Data do documento: 24-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: RODRIGUES, Orismar Alves. A Universidade Aberta do Brasil no polo de Itapevi – SP. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O objetivo deste artigo é identificar a importância da implantação dos polos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR no estado de São Paulo, e quais benefícios ao desenvolvimento municipal das cidades beneficiadas, sendo o sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB uma importante política de inclusão para estes critérios na escolha dos municípios. Iniciou-se na pesquisa exploratória - descritiva, através de indicadores gerados pela UTFPR (2017) relacionados à matrícula, formação nos cursos e evasão, ou seja, acesso ao arquivo de dados do EaD UTFPR na versão oficial atualizada maio 2017, em conjunto com um estudo de caso realizado no polo presencial de Itapevi/SP, foi possível destacar os resultados positivos que a Educação a Distância, através do sistema UAB, pode-se gerar nestes municípios, destacando-se sua importância do desenvolvimento regional, e uma melhora cada vez maior dos índices de acesso ao ensino superior entre os municípios.
Abstract: The objective of this article is to identify the importance of the implantation of the poles of the Federal Technological University of Paraná - UTFPR in the state of São Paulo, and what benefits to the municipal development of the cities benefited, being the Open University of Brazil - UAB system an important policy of inclusion for these criteria in the choice of municipalities. It was started in the exploratory - descriptive research, through indicators generated by UTFPR (2017) related to enrollment, training in courses and evasion, that is, access to UTFPR EAD data file in the official version updated May 2017, together with a a case study carried out at the Itapevi / SP classroom, it was possible to highlight the positive results that Distance Education, through the UAB system, can be generated in these municipalities, highlighting its importance of regional development, and an improvement every time access to higher education among municipalities.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10477
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