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Título: Gestão democrática e participação cidadã entre os funcionários do Centro Educacional Unificado - CEU Jaguaré
Título(s) alternativo(s): Democratic management and citizen participation among the employees of the Unified Educational Center - CEU Jaguaré
Autor(es): Oliveira, Jussara Menezes de
Orientador(es): Tonon, Leonardo
Palavras-chave: Administração pública
Planejamento regional - Participação do cidadão
Educação e Estado - São Paulo (SP)
Educação - Aspectos políticos
Educação - Aspectos sociais
Public administration
Regional planning - Citizen participation
Education and state - São Paulo (SP)
Education - Political aspects
Education - Social aspects
Data do documento: 31-Jul-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: OLIVEIRA, Jussara Menezes de. Gestão democrática e participação cidadã entre os funcionários do Centro Educacional Unificado - CEU Jaguaré. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Os Centros Educacionais Unificados (CEUs) são complexos educacionais espalhados pelas periferias da cidade de São Paulo, mantidos pela Prefeitura Municipal de São Paulo, que oferecem educação integral para pessoas de todas as idades. Optou-se por analisar o Conselho Gestor do CEU Jaguaré, por ser uma instância de participação cidadã privilegiada, constituído por diferentes atores sociais. Esta pesquisa focalizou segmento dos funcionários, e orientou-se no sentido de averiguar qual o nível de participação e conhecimento que os funcionários do CEU Jaguaré possuem em relação ao Conselho Gestor, buscando, de um lado, captar qual a imagem que os funcionários do CEU Jaguaré têm em relação à atuação do Conselho Gestor enquanto instância de participação democrática, e de outro, quais são as ações que o Conselho Gestor do CEU Jaguaré tem empreendido para a concretização de uma cultura de participação entre seus funcionários. Os dados foram colhidos mediante as pesquisas bibliográfica e documental, realizou-se coleta de dados empíricos por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos funcionários do CEU Jaguaré. Verificou-se que o Conselho Gestor do CEU Jaguaré está implantado, mas, no sentido de um funcionamento democrático, não funciona em sua plenitude. Também apresenta inúmeras limitações que o impede de funcionar de modo a contribuir para uma gestão democrática, a maioria delas advindas da burocracia predominante. Observou-se que os funcionários acabam abdicando de participar por considerar que as coisas já estão dadas, sendo que sua participação é um esforço vão, incapaz de proporcionar mudanças.
Abstract: The Unified Educational Centers (CEUs) are educational complexes located in the outlining guethos of the city of São Paulo, maintained by the São Paulo City Hall, which offer integral education for people of all ages. Besides the educational project of the CEU there are cultural, sports and leisure activities that aim to reach thek local population. It has been decided to analyze the Management Council of CEU Jaguaré, because it is an instance of privileged citizen participation, made up of different social actors present in its daily life. Thus, this research has the objective of verify whether the structure, composition, dynamics of operation and participation of the constituent members of the CEU Jaguaré Management Council contribute to the construction and consolidation of a culture of citizen participation among its employees, trying to capture what are the actions that the CEU Jaguaré Management Council has undertaken to achieve a culture of participation among its employees, and on the other, what image CEU Jaguaré employees have in relation to the performance of the Governing Board as an instance of democratic participation. Data were collected through bibliographical and documentary research, empirical data were collected through semi-structured interviews applied to CEU Jaguaré employees and members of the Boards. It was verified that CEU Jaguaré Governing Board is effectively implemented, but in the sense of a democratic functioning, it does not function fully. It also has many limitations that prevent it from functioning in a way that contributes to democratic management, most of which are constraints stemming from the prevailing bureaucracy. It has been observed that employees end up giving up because they consider that things are already given, and their participation is a vain effort, unable to bring any change.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10492
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