Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10530
Título: Percepções de alunos da educação básica em relação aos impactos causados pelo descarte do óleo de cozinha no meio ambiente
Título(s) alternativo(s): Perception of basic education students in the relation of impacts caused by oil kitchen disposal in the environment
Autor(es): Santos, Natiely Quevedo dos
Orientador(es): Schneider, Eduarda Maria
Palavras-chave: Educação ambiental
Sustentabilidade
Sabão
Environmental education
Sustainability
Soap
Data do documento: 26-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Referência: SANTOS, Natiely Quevedo dos. Percepções de alunos da educação básica em relação aos impactos causados pelo descarte do óleo de cozinha no meio ambiente. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2018.
Resumo: A educação ambiental se faz necessária em todos os níveis de escolaridade para formar indivíduos mais responsáveis em suas ações. O presente trabalho objetiva investigar as percepções de um grupo de alunos da educação básica sobre os problemas ambientais que o descarte inadequado do óleo de cozinha causa no meio ambiente e desenvolver uma oficina para apresentar como alternativa sustentável a fabricação de sabão. Como instrumentos de constituição dos dados foram utilizados questionários abertos pré e pós-desenvolvimento da oficina e após a coleta destes dados foram feitas análises de acordo com os pressupostos da metodologia de análise de conteúdo. As percepções dos alunos antes e após a oficina demonstram que apesar de conhecer os problemas causados pelo descarte inadequado do óleo no meio ambiente, existe a falta de argumentação para explicar de que maneira este pode prejudicar o meio ambiente, como por exemplo, impactos que o mesmo pode causa no solo, água e ar. Ressaltamos, assim, a necessidade de intensificar as ações e atividades ambientais com os estudantes de modo a desenvolver a educação ambiental crítica e a capacidade de argumentação e tomada de decisões responsáveis quanto ao ambiente. Consideramos que a avaliação positiva da oficina por parte dos alunos, evidencia a importância de propostas como estas para trabalhar a educação ambiental visando despertar o interesse e a participação dos mesmos, proporcionado assim um maior conhecimento do tema trabalhado.
Abstract: The environmental education is necessary to all level of schooling since the people become more consistent in their actions. This work aims to investigate the perception of basic education students about the environmental problem caused by the inadequate disposal of kitchen oil in nature, besides that, to develop a workshop to present as a sustainable alternative the manufacture of soap. As constitution instrument of data are used surveys before and after the workshop, after that, is developed data analysis based on Bardin methodology. The results show that despite the students have knowledge about the consequences of inappropriate oil kitchen disposal in the environment exist the lack of argumentation to explain how this fact can be harming the environment, for instance, the impact caused by them on soil, water and air. Therefore, it is necessary to enhance the actions and environmental activities with the students in order to develop the critical environmental education, argumentation potential and awarenessin the environment perspective. Furthermore, the workshop positive evaluation by students emphasizes the importance of environmental education in order to promote the interest and participation of them providing a greater knowledge about this theme.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10530
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SH_COBIO_2018_1_01.pdf9,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.