Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10539
Título: A mediação de tecnologia sustentável no ensino e aprendizagem em ciências implementado ao cultivo hidropônico
Título(s) alternativo(s): The mediation of sustainable technology in teaching and learning in sciences implemented to hydroponic cultivation
Autor(es): Cardoso, Claudinei Jorge
Silva, Sandro Miguel Moreira da
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Geração de energia fotovoltaica
Energia eólica
Arduino (Controlador programável)
Hidroponia
Science - Study and teaching
Photovoltaic power generation
Wind power
Arduino (Programmable controller)
Hydroponics
Data do documento: 14-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: CARDOSO, Claudinei Jorge; SILVA, Sandro Miguel Moreira da. A mediação de tecnologia sustentável no ensino e aprendizagem em ciências implementado ao cultivo hidropônico. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O referido trabalho apresenta o uso da tecnologia sustentável, que é o conceito relacionado à adoção de boas práticas na exploração dos recursos naturais, envolvendo o uso da tecnologia para promover a sustentabilidade do meio ambiente. Esse trabalho abrange uma proposta de atividade extraclasse que permite uma coleta de dados qualitativa, onde o docente pode explorar através do processo da mediação, a participação de seus alunos, criando subsunçores em seu cognitivo, focando em uma aprendizagem não mecânica de conteúdos. O processo de mediação ocorre de forma participativa entre o mediador (professor) e o aprendiz (alunos), estimulando um pensamento reflexivo e crítico com uma visão CTS. Neste ambiente de aprendizagem, a horta, os alunos poderão interagir diretamente com uma ferramenta de aprendizagem que abrange transformações de energia, através das informações fornecidas pelo funcionamento de um gerador eólico e pela a instalação de uma placa fotovoltaica, compreendendo conceitos de energia sustentável e tecnologia sustentável, além dos controles químicos que ocorrem no sistema hidropônico, como pH, concentração, função de nutrientes inorgânicos e condutividade elétrica da água. Neste processo o aluno também poderá contemplar o funcionamento do micro controlador Arduino e através da programação básica poderá desenvolver projetos automatizados mais complexos. A importância desse projeto é despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes pelo estudo da ciência envolvendo o uso da tecnologia, que faz parte do seu dia-a-dia.
Abstract: This work presents the use of sustainable technology, which is the concept related to the adoption of good practices in the exploitation of natural resources, involving the use of technology to promote the sustainability of the environment. This work covers a proposal of extraclass activity that allows a qualitative data collection, where the teacher can explore through the process of mediation, the participation of its students, creating subsumes in their cognitive, focusing on a non-mechanical learning of contents. The process of mediation occurs in a participatory way between the mediator (teacher) and the learner (students), stimulating a reflexive and critical thinking with a CTS vision. In this learning environment, the garden, students can interact directly with a learning tool that covers energy transformations, through the information provided by the operation of a wind generator and the installation of a photovoltaic board, comprising concepts of sustainable energy and sustainable technology , in addition to the chemical controls that occur in the hydroponic system, such as pH, concentration, inorganic nutrients function and water electrical conductivity. In this process the student will also be able to contemplate the operation of the Arduino micro controller and through the basic programming will be able to develop more complex automated projects. The importance of this project is to arouse students' interest and curiosity in the study of science involving the use of technology, which is part of their day-to-day life.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10539
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2018_1_02.pdf3,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons