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Título: Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária
Título(s) alternativo(s): Signaling control system for highway network
Autor(es): Halla Neto, Maurício
Silva, Natália Santana de Siqueira
Orientador(es): Trojan, Flavio
Palavras-chave: Trânsito - Controle eletrônico
Trânsito - Sinais e sinalização
Segurança no trânsito
Electronic traffic controls
Traffic signs and signals
Traffic safety
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Referência: HALLA NETO, Maurício; SILVA, Natália Santana de Siqueira. Sistema de controle de sinalização para malha rodoviária. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O número de veículos automotores que circulam no Brasil teve um crescimento acelerado entre os anos de 2001 e 2012. Segundo um estudo do Observatório das Metrópoles, o acréscimo nesse período corresponde a 138,6% ou um total de 28,5 milhões de veículos. Quando comparado ao crescimento populacional, que entre os anos de 2000 e 2010, foi de 11,8%, nota-se que o aumento ocorreu de forma excessiva, impulsionado pelo bom momento da economia e as boas condições da indústria automobilística. No entanto, esse aumento não foi acompanhado por um desenvolvimento de infraestrutura física e tecnológica, impactando diretamente em um aumento de situações de congestionamentos e acidentes no país. Neste sentido, este trabalho propõe a utilização de tecnologias de controle e comunicação de dados, já existentes em grandes indústrias, com o intuito de conhecer e atuar remotamente no processo, isto é, pretende-se aplicar os sistemas de supervisão e controle com a finalidade de tornar as vias rodoviárias mais seguras e sinalizadas. Para isso, o presente trabalho usará como referência os sistemas com a capacidade de monitoramento remoto e controle em tempo real, aplicados na indústria e vai verificar a sua eficácia, bem como buscar soluções e avaliar a aplicabilidade do sistema para o uso em ambientes rodoviários. Além disto, propõe-se um tachão refletivo, ou como é popularmente conhecido, “olho de gato” com funcionamento interativo, composto por um dispositivo microcontrolador e módulos de transmissão de sinal de longo alcance, acionado a partir do sistema de supervisão e controle para que o motorista possa conhecer a situação de momento no trecho da rodovia em que está transitando. Não obstante, todo o processo já existente de gestão de uma rodovia é apresentado para contribuir tecnicamente e agregar ao sistema proposto, visto que se busca um complemento de características. Assim, espera-se que os avanços tecnológicos não restrinjam-se apenas aos carros, os quais vivem em constante inovação, mas que cheguem também as rodovias de modo a aliar a tecnologia com a qualidade de tráfego, resultando em maior segurança para os usuários da mesma.
Abstract: The number of motor vehicles circulating in Brazil increased quickly between 2001 and 2012. According to a Metropolis Observatory study, this increasing corresponds to 138.6% or a total of 28.5 million vehicles. When compared with the population growth, which was 11.8% between 2000 and 2010, it is noticeable that the increasing occurred in an excessive way, driven by the good moment of the economy and the good conditions of the automobile industry. However, this increase was not followed by a development of physical and technological infrastructure, directly impacting in the traffic jam and accidents in the country. In this sense, this work proposes the use of data control and communication technologies, already existing in large industries, with the purpose of knowing and acting remotely in the process, it means to apply the supervision and control systems for the purpose to make roadways safer and more flagged. For this, the present work use as reference the systems with the capacity of remote monitoring and control in real time, applied in the industry and verifies its effectiveness, as well as to find solutions and evaluate the applicability of the system for the use in the road environments. In addition, a reflective road stud is proposed, or as it is popularly known, cat’s eye with interactive operation, consisting of a microcontroller device and long-range signal transmission modules, activated from the supervision and control system for that the driver can know the current situation on the stretch of highway where he is traveling. Nevertheless, the whole process of already existing management of a highway is presented to contribute technically and to add to the proposed system, since a complement of characteristics is sought. Thus, technological advances are expected not only to be restricted to cars, which are constantly innovating, but also reach highways to combine technology with traffic quality, resulting in greater safety for users of it.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10556
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