Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10571
Título: Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): CTS approach in teaching physics: the evolution of knowledge through electronic production
Autor(es): Pinto, Aline Daniele Santiago
Orientador(es): Kavanagh, Edward
Palavras-chave: Eletricidade
Magnetismo
Avaliação de riscos ambientais
Electricity
Magnetism
Environmental risks assessment
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: PINTO, Aline Daniele Santiago. Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental. 2015. 34 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A presente monografia, apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da região oeste do Estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa foi inserir uma abordagem metodológica com enfoque CTS para o ensino de conceitos de física. A abordagem CTS é uma linha de pesquisa que vem sendo desenvolvida no Brasil ao longo dos últimos 20 anos e, apesar de se constituir como linha de pesquisa e metodologia de ensino de ciências ainda é pouco explorada no contexto escolar. O conhecimento em ciências naturais e suas tecnologias se apresentam na educação como imprescindível para a formação de cidadãos. O ensino de física, bem como as outras áreas das ciências naturais, compõe o conjunto de conhecimentos necessários para a formação cidadã. Na pesquisa realizada os alunos foram convidados a participar de uma sequência de aulas em que tiveram a oportunidade de experimentar o conhecimento de conceitos físicos através da construção de um motor simples e a refletir sobre a necessidade do desenvolvimento tecnológico para a sociedade atual. As aulas também permitiram que os alunos discutissem e refletissem sobre os impactos das novas tecnologias sob a natureza. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da realização do experimento e da discussão à cerca da questão ambiental. Os resultados apresentados nas tabelas 1 e 2 permitem a inferência de que a abordagem realizada foi satisfatória, pois houveram avanços com relação a apropriação dos conceitos relacionados ao experimento desenvolvido e às questões sociais.
Abstract: This monograph presents a survey of students in the 9th grade of elementary education at a school of the western region of São Paulo. The objective was to insert a methodological approach with CTS approach to teaching physics concepts. The CTS approach is a line of research that has been developed in Brazil over the past 20 years and, even though it be a line of research and science teaching methodology is still little explored in the school context. The knowledge in natural sciences and technologies presents education as essential for the formation of citizens. The physical education and other areas of the natural sciences, makes up the body of knowledge necessary for civic education. In the survey the students were invited to attend a series of classes where they had the opportunity to experience the knowledge of physics concepts by building a simple engine and to reflect on the need for technological development for today's society. The classes also allowed discutisses students and reflect on the impact of new technologies in nature. The survey data were collected through questionnaires before and after the experiment and the discussion about the environmental issue. The results presented in Tables 1 and 2 allow the inference that the approach taken was satisfactory, as there have been advances regarding the appropriation of concepts related to the developed experiment and social issues.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10571
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_7.pdf629,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.