Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10575
Título: O uso das TICs no 1º ciclo do ensino fundamental nas aulas de educação ambiental
Título(s) alternativo(s): The use of ICTs in the 1st primary school cycle, in class environmental education
Autor(es): Souza, Amaraysa Cirino de
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Água - Consumo
Sustentabilidade
Information technology
Water consumption
Sustainability
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SOUZA, Amaraysa Cirino de. O uso das TICs no 1º ciclo do ensino fundamental nas aulas de educação ambiental. 2015. 45 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática principal a verificação da eficiência do uso das novas tecnologias de informação e comunicação durante as aulas de Educação Ambiental, junto a uma turma de estudantes do primeiro ano do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Ibaté (SP). A partir do conhecimento prévio apresentado pelos alunos por meio de questionário inicial, foram elaboradas intervenções utilizando as TICs em sala de aula. Após as intervenções, o questionário foi reaplicado, a fim de levantar dados sobre o quanto o uso das TICs foi relevante para o enriquecimento da conscientização dos alunos sobre o tema abordado. Como parte dos resultados e conclusões finais da pesquisa, foi possível observar a eficácia da utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação como recursos para a aprendizagem, gerando condição propícia para uma educação significativa.
Abstract: This work had as main theme the verification of the efficiency of the use of new information technologies and communication in the classroom environmental education, along with a group of first-year students of the first primary education cycle, from a public school in the city of Ibaté (SP). From the prior knowledge presented by students through initial questionnaire, interventions were developed using ICT in the classroom. After the speeches, the questionnaire was reapplied in order to collect data on how the use of ICT was relevant to enrich the awareness of students about the topic discussed. As part of the results and conclusions of the study, we observed the effectiveness of the use of new information and communication technologies as resources for learning, creating propitious conditions for a meaningful education .
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10575
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_11.pdf804,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.