Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10613
Título: A importância da educação ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): The importance of environmental education in the early grades of elementary school I
Autor(es): Rigo, Isabel Aparecida Marciano
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Conscientização
Meio ambiente e crianças
Qualidade de vida
Awareness
Environment and children
Quality of life
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: RIGO, Isabel Aparecida Marciano. A importância da educação ambiental nas séries iniciais do ensino fundamental I. 2015. 35 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da Educação Ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Dá-se destaque ao empenho necessário por parte dos professores em busca da melhoria da qualidade de vida dos alunos que resultarão em longo prazo, em melhores condições de vida para as gerações futuras. Sabe-se que a Educação ambiental pode transformar os hábitos e isso só acontecerá mediante a prática de educação ambiental, quando cada aluno deverá sentir-se responsável por ações que ajudem a conter a degradação do meio ambiente, como tem se mostrado até então. Foram aplicados questionários entre professores e alunos, todos pertencentes às séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública na cidade de Ibaté (SP). No decorrer deste trabalho foram abordados os temas essenciais aos alunos dessa faixa etária, no que diz respeito à Educação Ambiental, com o intuito de despertar neles a necessidade de cuidar, preservar o meio ambiente, conscientes de que o futuro depende do equilíbrio entre homem e natureza e do uso racional dos recursos naturais.
Abstract: This work aims to present the importance of environmental education in the early grades of elementary school. It gives prominence to the commitment required from teachers seeking to improve the quality of life of students that will result in long-term, in better living conditions for future generations. We know that environmental education can transform the habits and this will only happen through the practice of environmental education, when every student should feel responsible for actions that help to curb environmental degradation, as has been shown before.Questionnaires were applied between teachers and students, all belonging to the early grades of elementary school of public in the city of Ibaté (SP). During this work the key issues will be addressed students in this age group, with regard to environmental education, in order to awaken in them the need to care for, preserve the environment, aware that the future depends on the balance between man and nature and the rational use of natural resources.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10613
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_41.pdf577,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.