Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10621
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Juliana Rodrigues de-
dc.date.accessioned2019-03-22T19:13:41Z-
dc.date.available2019-03-22T19:13:41Z-
dc.date.issued2015-12-04-
dc.identifier.citationCAMPOS, Juliana Rodrigues de. A importância de trabalhos realizados com animais na educação infantil. 2015. 36 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10621-
dc.description.abstractThis work had as its theme the importance of the use of animals in childhood education and the benefits of this pedagogical praxis for society until the adult stage. The man in the course of history has established major bonds with the animals is by domestication, use for traction, to work in agriculture or even for hunting, but currently this bond has become even more affective and animals represent great allies in therapeutic processes, clinicians and medicinal plants. Many studies, research and practice has advanced in the use of animals for an improvement or even a deepening of educational issue, since the animals to establish an interaction with the students per si only teach, stimulate and create important ties to the intellectual development, social and psychological development. Aiming to search for schools that already have the job of child education with animals, discuss and analyze the perceptions of teachers who perform these jobs also report some of the reality of public schools, bringing the domestic animals and exotic to the school environment with a view to keeping the child always in physical contact, a survey was carried out to data through a questionnaire applied in eight schools of the municipality of Araras-SP, being four public schools and four private schools the same questionnaire with six questions related to work with animals in childhood education, among them and through the questionnaire may perceive their methodologies of works, the line of reasoning of higher education, their difficulties and facilities to work with animals within the schools. . According to the results obtained, among the 4 private schools only 1 of them do not work with animals, but among the 3 private schools who work with animals in child education, among the 4 public schools questioned none performs practices with animals. Therefore, there is much that work, encourage and search on the insertion of animals in the school environment, either for direct or indirect educational practices, many are unaware of the benefits of such interaction.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAfeto (Psicologia)pt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectAnimais domésticospt_BR
dc.subjectAffect (Psychology)pt_BR
dc.subjectSocial interactionpt_BR
dc.subjectDomestic animalspt_BR
dc.titleA importância de trabalhos realizados com animais na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of work on animals in early childhood educationpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a importância da utilização dos animais na educação infantil e os benefícios dessa práxis pedagógica para a sociedade até a fase adulta. O homem ao longo da história estabeleceu grandes vínculos com os animais seja por domesticação, utilização para tração, para trabalho na agricultura ou até mesmo para caça, mas atualmente este vínculo tem se tornado ainda mais afetivo e os animais representam grandes aliados em processos terapêuticos, assistenciais e medicinais. Muitos estudos, pesquisas e práticas tem avançado na utilização dos animais para uma melhoria ou até mesmo um aprofundamento da questão educacional, pois os animais ao estabelecerem uma interação com os alunos por si só ensinam, estimulam e criam laços importantes para o desenvolvimento intelectual, social e psíquico. Objetivando pesquisar escolas que já possuem o trabalho de educação infantil com animais, discutir e analisar as percepções de professores que realizam esses trabalhos, relatar também um pouco da realidade das escolas públicas, trazendo os animais domésticos e exóticos para o meio escolar com o intuito de manter a criança sempre em contato físico, realizou-se um levantamento de dados por meio de um questionário aplicado em oito escolas do município de Araras-SP, sendo quatro escolas públicas e quatro escolas particulares o mesmo questionário com seis perguntas relacionadas a trabalhos com animais na educação infantil, dentre elas e através do questionário pode-se perceber suas metodologias de trabalho, a linha de raciocínio de ensino, suas dificuldades e facilidades para se trabalhar com animais dentro das escolas. Segundo os resultados obtidos, dentre as 4 escolas particulares apenas 1 delas não trabalham com animais, porém entre as 3 escolas particulares que trabalham com animais no ensino infantil, dentre as 4 escolas públicas questionadas nenhuma realiza práticas com animais. Portanto, existe muito que trabalhar, incentivar e pesquisar referente a inserção de animais no meio escolar, seja para práticas educacionais diretas ou indiretas, muitos desconhecem os benefícios de tal interação.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Friedrich, Leidi Cecilia-
dc.contributor.referee1Friedrich, Leidi Cecilia-
dc.contributor.referee2Ottobelli, Ivonei-
dc.contributor.referee3Cedran, Jaime da Costa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_49.pdf798,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.