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Título: Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP
Título(s) alternativo(s): Contributions of public policies for environmental education and high school students of design in a Votuporanga school - SP
Autor(es): Flores, Maria Celestina
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Qualidade de vida
Sustentabilidade
Qualidade ambiental
Quality of life
Sustainability
Environmental quality
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: FLORES, Maria Celestina. Contribuições das políticas públicas para a educação ambiental e a concepção de alunos do ensino médio em uma escola de Votuporanga - SP. 2015. 38 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a contribuição das políticas públicas para a Educação Ambiental e a visão que alunos de uma escola pública do município de Votuporanga – SP tem sobre ela. O bem comum, a qualidade de vida e a sustentabilidade perpassam ações socioambientais que envolvem a formação crítica e emancipatória do aluno nas escolas. Verificou-se a legislação que apoia a Educação Ambiental e suas contribuições para a melhoria das ações humanas na sociedade, analisaram-se como riscos ambientais globais têm influenciado no processo de modernização da humanidade, as ações político-pedagógicas e como elas têm sido executadas, identificando seus desafios. Por meio de uma pesquisa descritiva e quantitativa analisou-se questionário aplicado aos alunos da escola pública estadual sobre seu conhecimento das políticas ambientais atuais. Foi verificado que há uma superficialidade com relação a Educação Ambiental dentro das escolas, ocorrendo discussão apenas a cerca de alguns temas ambientais.
Abstract: This work had as its theme the contribution of public policies for environmental education and the vision that students of a public school in the city of Votuporanga - SP has on it. The common good, the quality of life and sustainability permeate environmental actions involving critical and emancipatory education of students in schools. There was legislation that supports environmental education and its contributions to the improvement of human actions in society, it was examined how global environmental risks have influenced the humanity of the modernization process, the political and pedagogical actions and how they have been implemented, identifying their challenges. Through a descriptive and quantitative research analyzed questionnaire administered to students in public school about their knowledge of current environmental policies. It was found that there is a superficiality with regard to environmental education in schools, discussion taking place just a few environmental issues.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10638
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