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Título: As contribuições do currículo de ciências do 9º ano do ensino fundamental implantado na rede estadual paulista para o desenvolvimento científico dos alunos
Título(s) alternativo(s): The contributions of science in 9th grade of elementary school curriculum implemented in the state public network for the scientific development of students
Autor(es): Zoccal, Renato Cezar
Orientador(es): Kavanagh, Edward
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Aprendizagem experimental
Conhecimento e aprendizagem
Information technology
Experiential learning
Knowledge and learning
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: ZOCCAL, Renato Cezar. As contribuições do currículo de ciências do 9º ano do ensino fundamental implantado na rede estadual paulista para o desenvolvimento científico dos alunos. 2015. 57 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar de que forma o currículo de ciências do 9º ano do ensino fundamental implantado na rede de ensino estadual paulista contribui para o desenvolvimento do pensamento científico dos alunos. No ano de 2008, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo iniciou o processo de implementação do currículo unificado em todas as escolas públicas do Estado de São Paulo, no intuito de melhorar a qualidade da educação oferecida às crianças e jovens do ensino fundamental e do ensino médio. Para a efetiva implantação do novo currículo, o Governo do Estado de São Paulo instituiu o Programa São Paulo Faz Escola, por meio do qual foram disponibilizados os materiais curriculares de todos os componentes disciplinares, assim como o Caderno do Professor e o Caderno do Aluno. Para melhor compreender os princípios norteadores do Currículo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, especificamente dos anos finais do ensino fundamental, o pesquisador apropriou-se da pesquisa de campo e da aplicação de questionários aos alunos e professores que atuam no referido seguimento de ensino. Os questionários aplicados aos alunos e professores, contendo respectivamente dez e onze questões, possuem alternativas de múltiplas escolhas e semelhanças em seu teor, abrangendo os aspectos facilitadores e dificultadores na implementação do currículo padronizado e desenvolvimento do pensamento científico dos alunos, assim como as competências leitoras e escritoras, a utilização das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação), a realização de experimentos em sala de aula, o cumprimento do dever de casa, a otimização dos espaços escolares, as atividades de pesquisa em sala de aula e extraclasse e os materiais didáticos e pedagógicos apropriados pelos professores e alunos. Todos os professores envolvidos na pesquisa são titulares de cargo da disciplina de ciências e atuam na rede estadual de ensino há mais de oito anos, ou seja, os professores acompanharam em sala de aula todo o processo de implantação do currículo oficial no Estado de São Paulo. Após o trabalho de levantamento de dados, cujas informações contidas nos questionários foram convertidas em porcentagens e construção de gráficos, foi possível constatar que, embora a implantação do novo currículo pelas escolas tenha apresentado dificuldades, como por exemplo, a falta de laboratórios de ciências para a realização dos experimentos das aulas de ciências, 75% dos professores e 56% dos alunos consideram o currículo de ciências satisfatório, 75% dos professores e 73% dos alunos apontaram realizar a maioria dos experimentos propostos nos cadernos dos professores e alunos pela relevância para o desenvolvimento da capacidade investigativa e pensamento científico dos alunos, 75% dos professores e 99% dos alunos consideram o atual currículo fundamental para a melhoria da qualidade de ensino. Os índices apresentados confirmaram também que 100% dos professores e 100% dos alunos reconhecem a importância das TICs para o desenvolvimento da capacidade de realização da pesquisa científica pelos alunos.
Abstract: This research aims to determine how the sciences of the 9th grade of elementary school curriculum implemented in the state public school system contributes to the development of scientific thinking of students. In 2008, the Secretariat of São Paulo State Education began the process of implementing unified curriculum in all public schools in the State of São Paulo, in order to improve the quality of education offered to children and youth and high school from highschool. For the effective implementation of the new curriculum, the State Government of São Paulo created the Program São Paulo makes school, through which the curriculum materials of all disciplinary components as well as Teacher's Book and Student Notebook were available. To better understand the guiding principles of Natural Science Curriculum and its technologies, specifically the final years of elementary school, the researcher appropriated the field of research and the application of questionnaires to students and teachers who work in that educational segment. The questionnaires given to students and teachers, respectively containing ten eleven issues have alternatives of multiple choices and similarities in their content, covering the advantages and constraints in implementing the standardized curriculum and development of scientific thinking of students as well as readers skills and writers, the use of ICT (Information and Communication Technologies), conducting experiments in the classroom, the fulfillment of homework, optimization of school spaces, research activities in the classroom and extracurricular and materials instructional and learning appropriate for teachers and students. All teachers involved in the survey are office holders of the discipline of science and work in state schools for more than eight years, that is, teachers accompanied in class all the official curriculum implementation process in São Paulo. After the data collection work, whose information contained in the questionnaires were converted into percentages and construction schedules, we determined that, although the implementation of the new curriculum by schools have experienced difficulties such as the lack of science laboratories for the experiments of science lessons, 75% of teachers and 56% of students consider satisfactory science curriculum, 75% of teachers and 73% of pointed perform most of the experiments proposed in the notebooks of teachers and students that are relevant for the development of investigative capacity and scientific thinking of students, 75% of teachers and 99% of students consider the current fundamental curriculum to improve the quality of education. The indices presented confirmed that 100% of teachers and 100% of recognize the importance of ICT in the curriculum provided.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10649
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