Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10728
Título: Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Fat: view of chemistry graduates regarding a contextualized teaching proposal for the teaching of sciences
Autor(es): Abreu, Daiane Gomes de
Orientador(es): Gresczysczyn, Marcella Cristyanne Comar
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Gordura
Chemistry - Study and teaching
Teaching - Methodology
Fat
Data do documento: 3-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: ABREU, Daiane Gomes de. Gordura: visões de licenciandos em química a respeito de uma proposta didática contextualizada para o ensino de ciências. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: Este trabalho propõe uma oficina temática na qual visa o Ensino de Ciências com uma metodologia contextualizada e dinâmica. Por meio deste ensino, pode-se proporcionar aos estudantes um significado dos conhecimentos de ciências e estimular a sua criticidade, contribuindo assim para a formação de indivíduos reflexivos e atuantes na sociedade de maneira sensata e construtiva. Diante as considerações apresentadas, este trabalho tem por finalidade validar uma proposta de Oficina Temática para Ensino de Ciências. Este, é caracterizado por uma pesquisa qualitativa, na qual almeja a avaliação dos residentes de Licenciatura em Química da UTFPR - Londrina para a metodologia e estruturação do material, bem como a possibilidade de um ensino por meio da abordagem apresentada. Como resposta a este trabalho os licenciandos mostraram-se propensos à aplicabilidade da OT na futura profissão por julgarem que a proposta será capaz de auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos.
Abstract: This work a proposal of a thematic workshop in which aims at the Teaching of Sciences with a contextualized and dynamic methodology. Through this teaching, students can be given a meaning of science knowledge and stimulate their criticality, thus contributing to the formation of reflexive and active individuals in society in a sensible and constructive way. Considering the considerations presented, this paper aims to validate a proposal of Thematic Workshop for Science Teaching. This one is characterized by a qualitative research, in which it aims the evaluation of the residents of Licentiate in Chemistry of UTFPR - Londrina for the methodology and structuring of the material, as well as the possibility of a teaching through the presented approach. In response to this work, the graduates have shown themselves to be prone to the applicability of OT in the future profession because they believe that the proposal will be able to aid the teaching and learning process of the students.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10728
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COLIQ_2018_2_01.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.