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Título: Projeto de uma caixa de redução fixa para um veículo tipo Baja SAE
Autor(es): Camargo, Murilo
Orientador(es): Francisco, Julio Cesar de Souza
Palavras-chave: Engrenagens
Veículos off-road
Automóveis - Dispositivos de transmissão
Gearing
Off-road vehicles
Automobiles - Transmission devices
Data do documento: 9-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Referência: CAMARGO, Murilo. Projeto de uma caixa de redução fixa para um veículo tipo baja SAE. 2017. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.
Resumo: O intuito deste trabalho é a melhoria do projeto atual da equipe Procobaja, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ao projetar uma caixa de redução fixa com uma relação de transmissão que permita um bom equilíbrio entre velocidade e tração, requisitos chaves para uma competição Baja SAE. Através do levantamento das características do motor Briggs & Stratton Intek Pro® 10 HP, padronizado pelas competições SAE, obteve-se o torque ideal para o projeto e sua respectiva rotação. Com a relação de redução máxima da caixa de redução estipulada pela equipe de 9:1, foi possível dimensionar os dois pares de engrenagens através da teoria proposta pela AGMA (American Gear Manufacturers Association). Para o projeto dos eixos, fez-se o dimensionamento pelo critério DE-ASME elíptico para fadiga e dimensionamento por deflexão. Cálculos de chavetas e rolamento também foram especificados. Para os cálculos de dimensionamento de engrenagens e eixos, foi realizada uma rotina no software MATLAB® a fim de facilitar os cálculos, tanto deste projeto quanto para projetos futuros da equipe. Após o modelamento dos componentes através do software Inventor®, utilizou-se o software ANSYS® para realizar um estudo por análise por elementos finitos nas engrenagens a fim de reduzir a massa do conjunto. Estudos sobre tolerâncias, rolamentos e lubrificação também foram abordados por este trabalho.
Abstract: The purpose of this work is to improve the current project of Procobaja team of the Federal Technological University of Paraná, when designing a fixed gearbox with a transmission relationship that allows a good balance between speed and traction, key requirements for a Baja SAE competition. Through the survey of characteristics of the Briggs & Stratton Intek Pro® 10 HP engine, standardized by the SAE competitions, the optimum torque was obtained for design and its respective rotation. With the ratio of reduction of gearbox maximum squeeze by the team of 9:1, it was possible to size the two pairs of gears through the theory proposed by AGMA (American Gear Manufacturers Association). For the design of the axes, the design was made by the DE-ASME elliptical criterion for fatigue and deflection design. Key and bearing calculations were also specified. For calculations of gears and axes sizing, a routine was performed in the MATLAB® software to facilitate calculations of both this project and future team projects. After modeling the components using Inventor® software, the software ANSYS® was used to perform a finite element analysis on the gears in order to reduce the mass of the assembly. Studies on tolerances, bearings and lubrication were also approached by this work.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10825
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