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Título: Avaliação da gestão da educação ambiental em relação a resíduos sólidos produzidos em um colégio público da cidade de Londrina
Título(s) alternativo(s): Evaluation of environmental education management in relation to solid waste produced in a public school in the city of Londrina
Autor(es): Santos, Douglas Henrique dos
Orientador(es): Oliveira, Rafael Montanhini Soares de
Palavras-chave: Educação ambiental
Resíduos industriais
Gestão integrada de resíduos sólidos
Environmental education
Factory and trade waste
Integrated solid waste management
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: SANTOS, Douglas Henrique dos. Avaliação da gestão da educação ambiental em relação a resíduos sólidos produzidos em um colégio público da cidade de Londrina. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.
Resumo: Um dos principais desafios da sociedade atual é o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos. Para enfrentar esse desafio, a Lei Federal n. 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, é considerada uma das principais para a gestão de resíduos em todo país, pois, estabelece princípios, responsabilidades e metodologias de gestão dos resíduos que visam seu adequado manejo. Associado ao disposto nesta Lei, a Lei Federal nº 9.795/1999 institui que em escolas e colégios a Educação ambiental faça parte do planejamento pedagógico, sendo uma das principais ferramentas para sensibilização dos geradores de resíduos. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar como um Colégio público Londrina-PR trabalha a educação ambiental em seu cotidiano, antes e após a execução de estratégias de sensibilização ambiental de sua comunidade escolar. O trabalho aconteceu em três etapas executadas durante três meses: diagnóstico (percepção da comunidade escolar sobre o descarte de resíduos e a educação ambiental); propostas de intervenção (ações de sensibilização ambiental como gincana solidária, palestras em sala de aula e monitoramento qualitativo das lixeiras); e avaliação do processo. A percepção da comunidade sobre o descarte de resíduos foi avaliada por meio da aplicação e análise de um questionário aos alunos e aos professores no colégio público.
Abstract: One of the main challenges of today's society is the proper management of solid waste. To face this challenge, the Federal Law no. 12,305 / 2010, which establishes the National Solid Waste Policy, determines principles, responsibilities and methodologies for the waste management focused on its proper treatment, and it is considered one of the main policies in the country. Associated with the provisions of this Law, the Federal Law No. 9.795 / 1999 establishes that environmental education is part of the pedagogical planning in schools and colleges, being one of the main tools for the awareness of waste generation. In this context, this work aimed to analyze how a public school Londrina-PR works environmental education in its daily life, before and after the implementation of environmental awareness strategies of its school community. The work took place in three stages during three months: diagnosis (perception of the school community about waste disposal and environmental education); proposals for intervention (environmental awareness actions such as solidarity gymnastics, lectures in the classroom and qualitative monitoring of bins); and process evaluation. The community's perception about waste disposal was evaluated through the application and analysis of a questionnaire to students and teachers in the public school.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10852
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