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Título: Sistema web para gerenciamento de manifestações de uma ouvidoria pública municipal
Título(s) alternativo(s): Web system for managing manifestations of a municipal public ombudsman
Autor(es): Calegari, Tobias Henrique
Orientador(es): Beulke, Andreia Scariot
Palavras-chave: Administração municipal
Ouvidores
Gerenciamento de recursos de informação
Municipal government
Ombudspersons
Information resources management
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: CALEGARI, Tobias Henrique. Sistema web para gerenciamento de manifestações de uma ouvidoria pública municipal. 2018. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Uma Ouvidoria Pública representa um canal direto de comunicação entre o cidadão e o órgão governamental. Cabe a esse órgão a responsabilidade de que as manifestações dos cidadãos sejam encaminhadas para o setor responsável e que este responda ao cidadão de forma mais rápida e eficiente. Quando o processo de recebimento das manifestações ocorre de forma manual ou por meio de manipulação de arquivos individuais, o processo interno de encaminhamento e gerenciamento dos dados torna-se custoso e, muitas vezes, inoperante. Assim, o desenvolvimento de um sistema web que gerencie os dados dessas informações contribuirá para que as ações realizadas pelos usuários sejam efetuadas dinamicamente e os dados armazenados em um banco de dados, permitindo maior controle e eficiência das informações. O desenvolvimento do sistema proposto neste trabalho possibilitará a automatização do recebimento e encaminhamento das manifestações, bem como o acompanhamento online do seu status. O sistema também auxiliará o órgão público na obtenção de dados estatísticos, como, por exemplo, quais áreas da cidade possuem mais manifestações ou qual secretaria recebe mais manifestações. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema web que gerencia o recebimento e trâmite de manifestações públicas municipais. O sistema apoiará esse processo, tanto para o órgão público, que ganha em agilidade e confiabilidade dos dados, quanto para o cidadão que poderá obter o retorno de sua manifestação de forma mais ágil.
Abstract: An Ombudsman Public represents a direct communication channel between the citizen and the government agency. It is the responsibility of this body that the manifestations of citizens will be sent to the responsible sector and that the individual responds to the citizen in a more agile way. When the process of receiving manifestations occurs manually or through manipulation of individual files, the internal process of routing and managing the data flow becomes expensive and often, ineffective. Thus, the development of a Web Information System (WIS) that manages the flow of this information will contribute to the actions performed by the users, by being dynamically performed and the data to be stored in a database, allowing greater control and efficiency in the flow of information. The development of the proposed system will enable the automation of the inbound and forwarding of the manifestations, as well as the online monitoring of their status. The system will also assist the public agency by obtaining statistical data such as which areas of the city have more manifestations or which sector receives more manifestations. This work presents the development of a web system that manages the reception and processing of municipal public manifestations. The system will support this process, both for the public agency, which gains agility and reliability of the data, and for the citizen who can obtain the return of his manifestation in a more agile way.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10943
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