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Título: Valorização do tecido chita nos produtos de vestuário de moda
Título(s) alternativo(s): Chita appreciation in fashion apparel products
Autor(es): Alvarenga, Clara Alves
Orientador(es): Matté, Lívia Laura
Palavras-chave: Vestuário
Moda
Cultura popular
Clothing and dress
Fashion
Popular culture
Data do documento: 25-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Referência: ALVARENGA, Clara Alves. Valorização do tecido chita nos produtos de vestuário de moda. 2015. 149 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2015.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é abordar a incorporação do tecido chita ao mercado da moda atual, de maneira que o paradigma acerca da utilização desse material, hoje restrito à decoração, artesanato ou festas folclóricas, seja revisto. Pretende-se, possibilitar que tal tecido seja ressignificado e valorizado por sua característica estética peculiar de jogo de cores e sobretudo celebrá-lo enquanto objeto da cultura nacional. Trata-se também de um tecido de baixo custo, tornando-se uma alternativa viável e com potencial de gerar bons resultados mercadológicos, sobretudo ao ser usados, junto a outros tecidos, em uma coleção de moda. Para tanto estudou-se a história do chita e seus conceitos e, por meio de uma metodologia sólida, construída a partir de ferramentas como o design colaborativo, a ferramenta VALS e o design intuitivo, criou-se uma marca cujo propósito é a elaboração de peças exequíveis e acessíveis, tendo como material principal a chita. Acredita-se que com esse trabalho elucidar os consumidores acerca do valor da chita tanto esteticamente quanto culturalmente. Espera-se, como produto deste projeto, o desenvolvimento de produtos de moda a “cara” do Brasil, criados a partir de uma matéria-prima de baixo custo cujo valor percebido será superior graças às interferências do design.
Abstract: The objective of this study is to address the incorporation of Chita fabric to the world of current fashion, in a way that the paradigm that this kind of fabric should be used only for decoration, crafts or parties could be review. Enabling it to be viewed from other angles, as its peculiar aesthetic characteristic play of colors and especially appreciates it as an object of national culture. Also it is a low cost market fabric becoming a worthy exploitable possibility of good market results when used along with other fabrics in a fashion collection. For this was explored its history, concepts and through a sound methodology built through marketing tools such as collaborative design, VALS and intuitive design. Created a brand whose purpose is to draw up feasible and accessible parts, and as the main material Chita. It is hoped that this work elucidate consumers about Chita value both aesthetically and culturally. Therefore the fashion market would receive a product with a brazilian face, from a raw material of low cost and possibly valued from the design of interference.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10983
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