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Título: Análise microbiológica e físico-sensorial de iogurtes sabor ameixa comercializados na região oeste do Paraná
Autor(es): Nunes, Carla Regina Zimpel
Silva, Marines Luiza da
Bortoluzzi, Marisete
Orientador(es): Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Probióticos
Lactobacilo
Avaliação sensorial
Probiotics
Lactobacillus
Sensory evaluation
Data do documento: 22-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: NUNES, Carla Regina Zimpel; SILVA, Marines Luiza da; BORTOLUZZI, Marisete. Análise microbiológica e físico-sensorial de iogurtes sabor ameixa comercializados na região oeste do Paraná. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Cada vez mais os consumidores exigem produtos alimentícios de qualidade e saudáveis, levando a estudos e posterior produção voltados à saúde do consumidor. Produtos lácteos tem sido destaque na dieta dos consumidores de alimentos funcionais. O presente trabalho objetivou avaliar três marcas de iogurte sabor ameixa comercializados em supermercados da região Oeste do Paraná quanto aos parâmetros microbiológicos, físico-químicos e sensoriais. As três marcas analisadas apresentaram resultados de acordo com os preconizados na legislação nos quesitos microbiológicos inclusive na viabilidade das bactérias laticas tradicionais (Streptococcus salivarius sp. thermophilus e Lactobacillus delbrueckii ssp. bulgaricus), durante os trinta e dois (32) dias de armazenamento após aquisição das mesmas. Em relação aos parâmetros físico-químicos, os valores de pH e acidez apresentaram-se de acordo com a legislação , sendo elas submetidas a analise de viscosidade. Investigou-se a opinião de um determinado grupo de pessoas através de uma pesquisa de mercado, visando identificar o conhecimento dos entrevistados frente ao consumo e benefícios do iogurte. Os iogurtes sabor ameixa analisados, apresentaram um índice de 68,75% de conhecimento pelos entrevistados, 31,25 % desconhecia o mesmo o que relata que esse sabor não está bem difundido entre os entrevistados. De acordo com a pesquisa de mercado, para 99,13% dos entrevistados, o iogurte é saudável. Esse percentual indica que o iogurte é de fato conhecido entre as pessoas como um alimento que faz bem à saúde. O sabor preferido entre os entrevistados foi o morango, sendo que pelo menos 78% consome diária ou semanalmente. A partir dos resultados obtidos, pode-se verificar que o consumo de iogurtes vem crescendo cada vez mais na mesa do consumidor, atribuídos aos seus benefícios quando comparados a outros produtos lácteos.
Abstract: More and more consumers demand quality and healthy food products, leading to studies and later production geared towards the health of the consumer. Dairy products have been featured in the diet of consumers of functional foods. The present study aimed to evaluate three plum flavor yoghurt marketed brands in supermarkets in the Western region of Paraná for the microbiological parameters, physic-chemical and sensory. The three brands analyzed presented results according to the recommended microbiological issues in legislation including the viability of traditional laticas bacteria (Streptococcus salivarius subsp. thermophilus and Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus), during the thirty-two (32) storage days after acquisition. In relation to the physico-chemical parameters, the values of pH and acidity were in compliance with the legislation, subject to analysis of viscosity. Investigated the opinion of a certain group of people through a market survey in order to identify the knowledge of respondents against the consumption and benefits of yogurt. The plum flavored yogurts analyzed, showed an index of knowledge by the interviewees, 68.75 31.25 aware even what reports that this taste is not very widespread among respondents. According to market research, respondents when asked if the yogurt is good health 99.13 replied that Yes, while 0.87 replied that not. This percentage indicates that the yogurt is known among people as a food that is good for health. From the results obtained, one can verify that the consumption of yoghurt is growing increasingly at the table, having a greater acceptability in relation to their benefits when compared to other dairy products. The preferred flavor among those interviewed was the strawberry, and at least 78% consumes daily or weekly. From the results obtained, one can verify that the consumption of yogurt is growing increasingly in consumer desk, attributed to its benefits when compared to other dairy products.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1100
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