Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11076
Título: Aulas de campo: interesses e obstáculos para professores de ciências do município de Santa Helena/PR
Título(s) alternativo(s): Field classes: interests and obstacles for science teachers in the municipality of Santa Helena/PR
Autor(es): Silva, Ana Cristina da
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Didática
Aprendizagem ativa
Science - Study and teaching
Didatics
Active learning
Data do documento: 11-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Referência: SILVA, Ana Cristina da. Aulas de campo: interesses e obstáculos para professores de ciências no município de Santa Helena/PR. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2018.
Resumo: As aulas de campo são intituladas de várias formas e envolvem uma série de atividades em ambientes externos à sala de aula, não apenas naturais e abertos, mas também, contextos sociais, culturais e de divulgação da Ciência e tecnologia, como os museus e polos astronômicos. As aulas desenvolvidas nesses locais demandam planejamento detalhado das atividades a serem desenvolvidas e organização acerca de questões burocráticas, como autorizações e custos para locomoção e estadia. Este trabalho discute o tema aulas de campo sob a visão de professores de Ciências da rede pública do município de Santa Helena/Paraná. O estudo busca correlacionar os pontos positivos e negativos destacados nos questionários aplicados aos professores embasado em referencial teórico, entre outros que debatem sobre o tema. Os dados foram construídos por meio de um questionário estruturado e analisados seguindo os pressupostos teóricos e metodológicos da análise descritiva. Por meio da pesquisa foi possível notar que os professores têm conhecimento sobre a utilização das aulas de campo e entendem suas implicações positivas sobre o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, porém encontram dificuldades para realizá-las devido à falta de recursos financeiros, tempo necessário para planejamento das atividades e burocracia envolvida para saída dos estudantes da sala de aula e do ambiente escolar. Concluindo assim que apesar do histórico da educação destacar a importância da utilização das aulas de campo ainda existem resistências e dificuldades para sua aplicação.
Abstract: The field classes are titled in various forms and involve a series of activities outside the classroom, not only natural and open, but also social, cultural and dissemination contexts of science and technology, such as museums and astronomical poles. The classes developed in these places require detailed planning of the activities to be developed and organization about bureaucratic issues, such as authorizations and costs for transportation and stay. This paper discusses the theme of field lessons under the vision of science teachers of the public network of the municipality of Santa Helena / Paraná. The study seeks to correlate the positives and negatives highlighted in the questionnaires applied to teachers based on theoretical reference, among others that debate on the theme. The data were constructed through a structured questionnaire and analyzed according to the theoretical and methodological assumptions of Content Analysis. Through the research it was possible to note that teachers have knowledge about the use of field classes and understand their positive implications on the teaching and learning process of Sciences, but they find it difficult to carry them out due to lack of financial resources, time needed to plan the activities and bureaucracy involved to exit students from the classroom and the school environment. In conclusion, despite the fact that the history of education emphasizes the importance of the use of field lessons, there are still resistance and difficulties for its application.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11076
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SH_COBIO_2018_2_01-.pdf622,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.