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Título: A arte de criar e recriar da criança pequena com o uso da tecnologia digital
Título(s) alternativo(s): The create and recreate art of the little child using the digital technology
Autor(es): Silva, Eliane Angenendt Franca da
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Arte - Estudo e ensino
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Ensino auxiliado por computador
Tecnologia e crianças
Art - Study and teaching
Education - Effect of technological innovations on
Computer-assisted instruction
Technology and children
Data do documento: 15-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SILVA, Eliane Angenendt França da. A arte de criar e recriar da criança pequena com o uso da tecnologia digital. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo básico confirmar ou refutar a contribuição de aplicativos e software no desenvolvimento do desenho da criança pequena, de quatro e cinco anos que frequenta a Escola de Educação Infantil. É sabido que o grafismo infantil não é uma ação aleatória, mas representam as experiências e manifestam o desenvolvimento cognitivo e motor de meninas e meninos, carregando, em cada traço, significações simbólicas de leitura de mundo, de sentimentos, experiências, impressões, além do prazer de registrar sua marca, o que podemos aferir como manifestação artística. Cada etapa do desenvolvimento infantil é acompanhada pelo progresso na representação gráfica, indo do rabisco à figuração. Sendo assim, nosso propósito é proporcionar experiências de desenho em ambiente digital a um pequeno grupo de crianças e averiguar se o potencial de criação é equiparado ao desenho realizado com materiais convencionais, como lápis e papel. Para isso, selecionaremos algumas crianças de EMEI para participarem desta pesquisa. Como esteio usaremos algumas publicações da Secretaria Municipal de São Paulo. Embasaremos nossas observações nos princípios e teorias sobre o desenvolvimento infantil de Piaget (1950) e a estruturação dos desenhos consolidadas por Mèredieu (2006), Kellogg (1969), entre outros. Também alguns autores que abordam a tecnologia digital no ambiente escolar como Pierre Lévy (2001), Paolo Lollini (2001) e publicações dos Órgãos Públicos, como a Secretaria Municipal de Educação.
Abstract: This research has as basic objective to confirm or to refute the contribution of applications and software in the development of the design of the little child between four and five years that attends kindergarten education school. It is well known that children's graphics is not a random action, but it represents the experiences and manifests the cognitive and motor development of girls and boys, carrying, in each trait, symbolic meanings of world reading, feelings, experiences, impressions, besides pleasure to register your brand, what we can measure as artistic manifestation. Each stage of child development is accompanied by progress in graphic representation, going from scribble to figuration. Therefore, our purpose is to provide digital drawing experiences to a small group of children and verify if the creative potential is equated to drawing with conventional materials such as pencil and paper. For this, we will select some children from kindergarten education school level to participate in this research. As data base we will use some publications by São Paulo municipal secretary government. We will base our observations through the principles and theories about the child development by Piaget (1950) and the structuring of the designs consolidated by Mèredieu (2006), Kellogg (1969), and others such as Pierre Lévy (2001), Paolo Lollini (2001).
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11169
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