Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11172
Título: Um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes do curso de licenciatura em matemática da UTFPR câmpus Cornélio Procópio
Autor(es): Landgraf, Ariane da Silva
Orientador(es): Justulin, Andresa Maria
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas
Álgebra
Matemática - Estudo e ensino
Problem-based learning
Algebra
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Referência: LANDGRAF, Ariane da Silva. Um estudo sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR Câmpus Cornélio Procópio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os indicadores de desenvolvimento do pensamento algébrico manifestados por alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio, por meio da resolução de problemas. A presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa, buscando o entendimento de aspectos particulares dos participantes. Para a coleta de dados elaborou-se um instrumento com sete problemas que envolvem conteúdos de Álgebra, o qual foi aplicado em uma turma de trinta e sete alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR-CP na disciplina de Fundamentos da Matemática 1, no primeiro semestre de 2018. Aplicou-se também um instrumento composto por quatro questões com o intuito de conhecer aspectos pessoais dos alunos. Realizou-se uma análise sobre as resoluções dos participantes, a partir dos indicadores do desenvolvimento do pensamento algébrico. Os resultados indicaram que os participantes contemplaram o indicador (2). Perceber e tentar expressar estruturas aritméticas/algébricas correspondentes a uma situação problema. No entanto, nos demais indicadores o índice atingido foi menor do que 50%.
Abstract: This work aims to analyze the indicators of development of algebraic thinking manifested by incoming students of the course of Mathematics Degree, of the Federal Technological University of Paraná, Câmpus Cornélio Procópio, through problem solving. The present research has a qualitative approach, seeking the understanding of particular aspects of the participants. For the data collection, an instrument was developed with seven problems involving algebraic contents, which was applied to a group of thirty-seven incoming students of the course of Mathematics Degree of the UTFPR-CP in the discipline Mathematics Fundamentals 1, in the first semester of 2018. An instrument composed of four questions was also applied in order to know the personal aspects of the students. An analysis was made of the participants' resolutions, based on the indicators of the development of algebraic thinking. The results indicated that the participants contemplated the indicator (2) Understand and try to express arithmetic / algebraic structures corresponding to a problem situation. However, in the other indicators the index reached was less than 50%.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11172
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2018_2_03.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.