Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11184
Título: O ensino de frações nos trabalhos dos professores do programa de desenvolvimento educacional
Autor(es): Araujo, Kelly Rodrigues
Orientador(es): Fontanini, Maria Lucia de Carvalho
Palavras-chave: Frações
Ensino
Aprendizagem
Fractions
Teaching
Learning
Data do documento: 2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Referência: ARAUJO, Kelly Rodrigues. O ensino de frações nos trabalhos dos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral fazer um mapeamento das produções didáticas relacionadas com frações desenvolvidas pelos professores participantes do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Tal objetivo se justifica devido às dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem de frações. Por meio de um levantamento, junto ao banco de dados da SEED (Secretaria de Educação do Estado do Paraná), selecionou-se os trabalhos produzidos no PDE, cujo foco de pesquisa, envolve conteúdo de frações, verificando, as estratégias metodológicas utilizadas, qual o significado de fração enfatizado, se houveram preocupações com domínio de algoritmos ou aprendizagem de conceitos, se envolvem relações do conteúdo de frações com outro conteúdo, com o cotidiano ou outras áreas do conhecimento. Conclui-se que, os professores, autores das produções, buscaram, por meio de várias metodologias de ensino, abordar os conteúdos visando uma melhor aprendizagem para os alunos, se preocupando com o domínio de conceitos, no entanto, há, ainda professores que persistem em abordagens de forma técnica e algoritmizada, apresentando dificuldade em estabelecer relação do cotidiano com as frações. Nota-se, também, nas produções, forte influência das abordagens dadas ao tema pelos livros didáticos.
Abstract: This research has as general objective to do a mapping of didactic productions related to fractions developed by the teachers participating in the Educational Development Program (PDE). This objective is justified by the difficulties encountered in teaching and learning fractions. Through a survey of the SEED (State of Paraná Department of Education) database, the works produced in the PDE were selected, whose research focus involves fractions content, verifying the methodological strategies used, which the meaning of fraction emphasized, if there were preoccupations with domain of algorithms or learning of concepts, if they involve relations of the content of fractions with other content, with the everyday or other areas of knowledge. It is concluded that teachers, authors of productions, have sought, through various teaching methodologies, to approach contents aiming at a better learning for students, worrying about the mastery of concepts, however, there are still teachers who persist in approaches of a technical and algorithmized form, presenting difficulties in establishing daily relation with the fractions. It is also noticed in the productions strong influence of the approaches given to the subject by the didactic books.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11184
Aparece nas coleções:CP - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_DAMAT_2018_2_11.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.