Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11208
Título: O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ensino médio da rede estadual de ensino do município de Caçador/SC
Título(s) alternativo(s): The use of information and communication technologies in the high school of the state education network of the municipality of Caçador/SC
Autor(es): Machado, Flávia Regina
Orientador(es): Filietaz, Marta Rejane Proença
Palavras-chave: Ensino - Inovações tecnológicas
Tecnologia da informação
Ensino auxiliado por computador
Teaching - Technological innovations
Information technology
Computer-assisted instruction
Data do documento: 11-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MACHADO, Flávia Regina. O uso das tecnologias de informação e comunicação (TICS) no ensino médio da rede estadual de ensino do município de Caçador/SC. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta monografia têm o objetivo de analisar se e como os educadores da rede estadual de ensino do município de Caçador/SC fazem uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). As tecnologias, na sociedade atual, estão presentes em nossa vida na maior parte do nosso dia, nos auxiliando e conectando. Hoje, as crianças possuem uma enorme facilidade em manusear aparelhos tecnológicos e na fase da adolescência, o instinto pelo novo, pelas tecnologias é aflorada e nesse momento, o professor têm dificuldades em chamar a atenção dos jovens com os materiais e mediações padrões (livros, caderno, quadro...), e para isso é necessário que haja inovações na maneira de inserir os conteúdos, incluindo novos meios de comunicação, como o uso das tecnologias que auxiliam nesse processo. Com isso, busca-se saber como os professores estão usando as TICs em suas aulas, quais são essas tecnologias, seus pontos positivos e negativos e as dificuldades enfrentadas para inseri-las em seu planejamento. Sendo a pesquisa de forma qualitativa, foram elaborados questionários com perguntas abertas para o levantamento de dados das cinco escolas estaduais de Caçador/SC que possuem ensino médio. Ao todo, dezessete (17) professores participaram do levantamento e responderam os questionários e, em razão disso podemos conhecer como eles estão trabalhando com o suporte das tecnologias nas escolas estaduais de Caçador. É importante a percepção de que a educação precisa inovar e a inclusão das tecnologias nesta área já é um grande começo para termos uma aprendizagem significativa, visando proporcionar aos educandos um novo espaço escolar, em que o conhecimento é buscado e construído com o suporte das tecnologias e a mediação do educador. A educação pública pode dar um grande passo à frente se todos (governantes, gestores, professores...) trabalharem em conjunto para obter um ensino mais tecnológico e com mais qualidade, pois a tecnologia muda e transforma a vida de todos e na educação ela traz inúmeras possibilidades.
Abstract: This monograph aims to analyze if and how the educators of the state education network of the municipality of Caçador / SC make use of Information and Communication Technologies (ICTs). Technologies in today's society are present in our lives most of our day, helping us and connecting. Today, children have a great facility in handling technological devices and in the teenage phase, the instinct for the new, by the technologies is surfaced and at the moment, the teacher have difficulties in drawing the attention of the young people with the standard materials and mediations (books, notebook, picture ...), and for this it is necessary that there be innovations in the way of inserting the contents, including new means of communication, as the use of the technologies that help in this process. With this, it is sought to know how teachers are using ICT in their classes, what are these technologies, their positives and negatives and the difficulties faced to insert them into their planning. Being the research of qualitative form, questionnaires with open questions for the data collection of the five state schools of Caçador / SC that have high school were elaborated. In all, seventeen teachers participated in the survey and answered the questionnaires and, as a result, we can know how they are working with the support of the technologies in the state schools of Hunter. It is important to realize that education needs to innovate and the inclusion of technologies in this area is already a great start for meaningful learning, aiming to provide students with a new school space where knowledge is sought and built with the support of technologies and the mediation of the educator. Public education can take a big step forward if all (government, managers, teachers…) work together to obtain a more technological and quality education, since technology changes and transforms everyone´s life and in education brings numerous possibilities.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11208
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_23.pdf617,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.