Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11209
Título: As tecnologias a favor da inclusão: um estudo de caso de uma criança surda na educação infantil
Título(s) alternativo(s): The technologies in favor of inclusion: a case study of a deaf child in early childhood education
Autor(es): Maciel, Jaqueline Maria Coelho
Orientador(es): Souza, Maurini de
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Educação inclusiva
Crianças surdas - Educação
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Inclusive education
Deaf children - Education
Data do documento: 11-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MACIEL, Jaqueline Maria Coelho. As tecnologias a favor da inclusão: um estudo de caso de uma criança surda na educação infantil. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como propósito compreender a contribuição das tecnologias digitais de comunicação e informação na inclusão de uma criança surda na Educação Infantil. Ela parte de inquietações da prática pedagógica, e em especial de uma experiência no ano de 2017, com um grupo 5/6 do qual uma das crianças era surda. A pesquisa tem abordagem qualitativa, em um estudo de caso a partir da análise documental e também conta com entrevistas com os envolvidos no processo, professores, professores auxiliares, professora de LIBRAS, supervisão, direção, funcionários e a mãe da criança. A base de estudos é pautada nos escritos sobre educação de surdos e inclusão; entre eles, destacam-se Karnopp (2005/2010) Lodi (2009), Perlin (2004/2006) e Strobel (2008/2016), além de diferentes artigos sobre o tema, ou que contribuiram com a discussão. A pesquisa bibliográfica nos possibilita reconhecer os avanços na inclusão dos surdos e os caminhos que estão sendo trilhados para essa inclusão. Também apontou a participação do Interpréte de Libras como essencial no trabalho dentro da instituição, todavia aponta que não pode ser um trabalho apenas com a criança surda e sim com toda instituição. A pesquisa mostrou que a inclusão da criança surda aconteceu em diferentes momentos, desde sua participação em todas as atividades propostas pelos professores, como também a socialização com seus pares e sua inserção na Cultura Surda. Porém, também fica evidente que para a inclusão acontecer com o uso das tecnologias é necessário um engajamento por parte de todos os envolvidos compreendendo as tecnologias de forma crítica e as utlizando de forma criativa.
Abstract: This research aims to understand the contribution of digital technologies of communication and information on the inclusion of a deaf child in Early Childhood Education. It starts from the anxieties of pedagogical practice, and in particular an experience in the year 2017, with a group of 5/6 year old children in which one of them was deaf. he research has a qualitative approach. It's a case study from a documental analysis. It also include interviews with those involved in the process: teachers, assistants, LIBRAS teacher, supervision, direction, other workers in the school and the child's mother. The study is based on the knowledge of deaf's education and inclusion; among them, it is worth mentioning Karnopp (2005/2010) Lodi (2009), Perlin (2004/2006) and Strobel (2008/2016), in addition to different articles on the theme, or that contributed to the discussion. The bibliographic research allows us to recognize the advances on the inclusion of the deaf and the paths that are being persued for such inclusion. It also pointed out the importance of the LIBRAS interpret on the pedagogical work inside the institution, however this should not be a work only with the child but with the instituion as a whole. The research showed that the inclusion of deaf children happened at different moments, since their participation in all activities proposed by teachers, but also to socialize with their peers and their insertion in the Deaf culture. However, it is also clear that for the inclusion to happen with the use of technologies is necessary an engagement on the part of all those involved understanding the technologies in a critical way and using in a creative way.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11209
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_27.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.