Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11227
Título: O papel do professor: algumas reflexões a partir de Uma professora muito maluquinha, de Ziraldo
Título(s) alternativo(s): The role of the teacher: some reflections from Uma professora muito maluquinha, de Ziraldo
Autor(es): Busch, Fernanda Sanches
Orientador(es): Consoli, Marcia Oberderfer
Palavras-chave: Professores - Formação
Formação profissional
Literatura infantojuvenil
Teachers, Training of
Occupational training
Juvenile literature
Data do documento: 19-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: BUSCH, Fernanda Sanches. O papel do professor: algumas reflexões a partir de Uma professora muito maluquinha, de Ziraldo. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O presente estudo é o resultado da reflexão e análise de aspectos referentes ao papel do professor no livro de Literatura Infantojuvenil Uma professora muito maluquinha. Em vista disso, optou-se por realizar este estudo por existir poucos trabalhos sobre a formação docente e o papel do professor no Curso de Letras da UTFPR – Câmpus Pato Branco. Em um primeiro momento, é falado sobre a vida do autor como escritor de livros para o público infantojuvenil. Em seguida, é realizado um apanhado geral sobre a Literatura Infantojuvenil e a sua importância na formação crítica das crianças e adolescentes. Posteriormente, é feito um estudo referente ao papel do professor, com considerações sobre algumas metodologias utilizadas. E por fim, são apresentados tópicos da obra analisada. A pesquisa se desenvolveu por meio de estudo bibliográfico, utilizando como principais autores: Paulo Freire (2005/2010), Lajolo e Zilberman (2009), entre outros. Por meio deste, constatou-se que é importante que o professor, assim como a Professora Maluquinha, busque sempre inovar nas suas aulas, a fim de ensinar os alunos a serem cidadãos críticos.
Abstract: The present study is the result of the reflection and analysis of aspects related to the role of the teacher in the book of Children's Literature Uma professora muito Maluquinha. It was decided to carry out this study because there are few studies about the teacher training and the role of the teacher in the Curso de Letras of UTFPR - Câmpus Pato Branco. At first, it is talked about the life of the author as writer of books for the children's audience. Then, a general overview is given on Childhood Literature and its importance in the critical formation of children and adolescents. Subsequently, a study is made regarding the role of the teacher, with considerations about some methodologies used. Finally, topics of the work analyzed are presented. The research was developed through a bibliographical study, using as main authors: Paulo Freire (2002/2010), Libâneo (2001), Lajolo and Zilberman (2009), among others. Through this, it was found that it is important that the teacher, as well as Professora Maluquinha, always seek to innovate in their classes, in order to teach students to be critical citizens.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11227
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2018_1_08.pdf992 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.