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Título: Jeca tatu: algumas reflexões sobre o caboclo brasileiro do início do século XX
Título(s) alternativo(s): Jeca tatu and the representation of the brazilian caboclo from the beginning of the 20th century
Autor(es): Fernandes, Vanessa de Fátima de Paula
Orientador(es): Consoli, Marcia Oberderfer
Palavras-chave: Literatura - Análise
Caboclos
Literatura brasileira
Literature - Analysis
Caboclos (Brazilian people)
Brazilian literature
Data do documento: 20-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: FERNANDES, Vanessa de Fátima de Paula. Jeca tatu: algumas reflexões sobre o caboclo brasileiro do início do século XX. 2018. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Este trabalho de cunho análise literário analítico teve como objetivo abordar os aspectos que nortearam a vida de Monteiro Lobato com o intuito de apresentar as críticas feitas à condição de vida do homem do campo, descrevendo como era, na realidade, tornando possível ao público, uma forma de pensar no Brasil e nos seus problemas de uma outra forma e por um outro ângulo. Para a elaboração da pesquisa a respeito dos feitos do autor foi dada maior atenção às suas obras de cunho regionalista, interioranas. Nesse sentido, Urupês foi o livro delimitado para tal análise; o livro composto por 14 contos é elaborado com personagens do meio rural, o qual cada um apresenta sua forma de vida e seu dia. O livro apresenta conceitos que ilustram todos os aspectos críticos levantados por Lobato. A criticidade é feita por meio das condições de vida do Jeca Tatu, personagem que não tem qualidade de vida alguma, seja em relação à saúde ou à educação. Para tal análise, foram utilizados os seguintes referenciais teóricos, A Literatura Infantil na Escola, de Regina Zilberman, Paranorama Histórico da Literatura Infantojuvenil de Nelly Novaes Coelho e por fim o livro De Lobato a Bojunga – As Reinações Renovadas de Laura Sandroni. Com base nesses teóricos, abordando-se a obra Urupês, foi possível apresentar a vida e as questões diversas que o autor percorreu para então elaborar tal obra. Consoante a isso, o trabalho desenvolve um questionamento sobre a personagem Jeca Tatu, tendo como foco as questões sociais.
Abstract: This work of literary analysis aimed to present the welcome guided the life of Monteiro Lobato with the intention of presenting itself as a criticism made to the condition of the man of the field, as if it were a reality, to become possible to the public, a way of thinking about Brazil and its problems otherwise from another angle. The research of copyright and social rights has been given more attention to his works of regionalist, interiors. Urupês was the book delimited for the analysis, the book was made by 14 stories is elaborated with personages of the rural environment, where each one presents its way of life and its day. The book presents concepts that elucidate all aspects of what is done by Lobato, a criticism made by the knowledge of the life skills of the Tatu, which has no quality of life, either in health or education. Regina Zilberman's Children's Literature at School, Paranormal History of Children's Literature by Nelly Novaes and Coelho de Lobato a Bojunga - As Re-Renovated by Laura Sandroni. Based on theoretical data and on production, it was possible to present a life and other issues as the author traveled to then elaborate such work. It resulted in a job bringing a questioning with a character.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11244
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