Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11262
Título: Entre blogs e aplicativos, inserções das TIC na aprendizagem das aulas de sociologia
Autor(es): Soares, Marcos Aurelio
Orientador(es): Catto, Camilo
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Sociologia - Estudo e ensino - Efeito das inovações tecnológicas
Blogs
Educational technology
Computer-assisted instruction
Sociology - Study and teaching - Effect of technological innovations on
Data do documento: 11-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SOARES, Marcos Aurelio. Entre blogs e aplicativos, inserções das TIC na aprendizagem das aulas de sociologia. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As TIC mudaram as concepções de ensino aprendizagem no campo da educação. A precária estrutura escolar, a formação dos professores e o uso das tecnologias para lazer e diversão estabeleceram paradigmas que condicionaram as escolas a cultura técnica e tradicional de ensino. A adoção de uma postura de resistência às novas tecnologias compactua com o comodismo extremo diante das necessidades de mudanças em prol da qualidade de ensino-aprendizagem. As perspectivas dos atores envolvidos na aprendizagem atuam como fragmentos de possibilidades remotas que resultam no insucesso escolar. O objetivo desta pesquisa foi compreender como ocorre a aprendizagem com a inserção das TIC nas aulas de sociologia. O campo de análise, uma escola de ensino médio localizada no município de Florianópolis, permitiu a aplicação de dois projetos de produção e interação de blog e aplicativos para celulares atrelados aos temas e conceitos de sociologia. A pesquisa foi direcionada as aulas de sociologia nos primeiros e segundos anos do ensino médio da rede estadual de educação de SC, contemplando o plano de ensino da disciplina e as tecnologias digitais como interação entre alunos e professor. A estrutura e aplicação dos projetos seguiram uma sequência didática partindo do plano de ensino de sociologia através dos conceitos e temas centrais, passando por temas transversais escolhidos livremente pelos grupos de alunos, chegando a produção e uso das plataformas virtuais correlacionando de forma crítica todo processo de aprendizagem. O estudo sistemático através da observação participante, dos fatores que facilitam ou dificultam a aprendizagem com as novas tecnologias, demonstraram resultados que corroboram com as expectativas dos atores do campo escolar em superar a formação tradicional e tecnicista, tornando a escola atraente, a comunicação eficiente e a aprendizagem significativa. Os discursos se afastam, se complementam, ora divergindo, ora convergindo, torna explicito a construção do campo escolar com suas peculiaridades.
Abstract: ICT has changed the conceptions of teaching learning in the field of education. The precarious school structure, the training of teachers and the use of leisure and leisure technologies have established paradigms that have conditioned schools to a technical and traditional culture of teaching. The adoption of a stance of resistance to the new technologies compares with extreme comfort in face of the needs of changes in favor of the quality of teaching-learning. The perspectives of the actors involved in learning act as fragments of remote possibilities that result in school failure. The objective of this research was to understand how learning occurs with the insertion of ICT in sociology classes. The field of analysis, a secondary school located in the municipality of Florianópolis, allowed the application of two projects of production and interaction of blog and applications for mobile phones linked to the themes and concepts of sociology. The research was directed to the classes of sociology in the first and second years of high school of the state education network of SC, contemplating the teaching plan of the discipline and digital technologies as interaction between students and teacher. The structure and application of the projects followed a didactic sequence starting from the sociology teaching plan through the central concepts and themes, passing through transversal themes chosen freely by the groups of students, arriving at the production and use of the virtual platforms, critically correlating all the process of learning. The systematic study through participant observation, the factors that facilitate or hinder learning with the new technologies, have demonstrated results that corroborate with the expectations of the actors of the school field in overcoming the traditional and technical training, making the school attractive, communication efficient and meaningful learning. The discourses move away, complement each other, sometimes diverging, sometimes converging, making explicit the construction of the school field with its peculiarities.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11262
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_36.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.