Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11270
Título: A internet e o processo de ensino-aprendizagem em um colégio no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The internet and the teaching-learning process in a primary school
Autor(es): Martins, Mariângela Kretzer
Orientador(es): Bridi, Jamile Cristina Ajub
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Internet na educação
Ensino - Meios auxiliares
Educational technology
Computer-assisted instruction
Internet in education
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 4-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MARTINS, Mariângela Kretzer. A internet e o processo de ensino-aprendizagem em um colégio de ensino fundamental. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Florianópolis, 2018.
Resumo: Este estudo teve como proposta de pesquisa analisar os desafios e as possibilidades de utilização da internet no processo pedagógico de um colégio da rede privada de Florianópolis/SC, no ano de 2018. Foi desenvolvido a partir de um enfoque qualitativo, que estudou o grupo de professores do ensino fundamental do 3o e 4o anos. Para tanto, foi analisado o conteúdo de entrevistas realizadas com os professores desses anos. Os resultados da pesquisa apontam que eles utilizam a internet em sala de aula e estão devidamente capacitados. Identificou-se que o colégio está equipado com diversos recursos tecnológicos, dentre eles, lousa digital e quadro 3D. A pesquisa apontou várias contribuições, dentre elas: inovação, rapidez, facilidade, interação e disponibilidade de conteúdos online. Ficou evidenciado que, tanto no planejamento, quanto na didática pedagógica, a internet contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem, pois o desenvolvimento das atividades acontecem sem a necessidade de utilização do quadro de giz e de cópias nos cadernos. Para trabalhos futuros, sugere-se investigar o uso da internet no ensino-aprendizagem sob a ótica dos alunos.
Abstract: This study had as a research proposal to analyze the challenges and possibilities of using the internet in the pedagogical process of a private school in Florianópolis / SC, in the year 2018. It was developed from a qualitative approach, which studied the group of elementary school teachers in the 3rd and 4th years. For that, the content of interviews with the teachers of those years was analyzed. The results of the research indicate that they use the internet in the classroom and are properly trained. It was identified that the college is equipped with several technological resources, among them, digital slate and 3D frame. The research pointed to several contributions, among them: innovation, speed, ease, interaction and availability of online content. It was evidenced that, in both planning and pedagogical didactics, the internet contributed to the teaching-learning process, since the development of activities takes place without the need to use the chalkboard and copies in the notebooks. For future work, it is suggested to investigate the use of the Internet in teaching-learning from the perspective of the students.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11270
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_38.pdf629,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.