Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11276
Título: A formação digital dos professores municipais de Lebon Régis - Santa Catarina
Título(s) alternativo(s): The digital training of the municipal teachers of Lebon Régis - Santa Catarina
Autor(es): Guesser, Margareth Granemann
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Professores - Formação
Inclusão digital
Educação permanente
Educational technology
Teachers, Training of
Digital divide
Continuing education
Data do documento: 4-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: GUESSER, Margareth Granemann. A formação digital dos professores municipais de Lebon Régis - Santa Catarina. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho, que tem como tema “A Formação Digital dos Professores Municipais de Lebon Régis – Santa Catarina”, objetivou verificar a formação digital desse grupo, como vem ocorrendo o processo de inclusão digital e quais estão sendo às contribuições no processo pedagógico. Ainda, buscou diagnosticar se há ou não necessidade de uma preparação tecnológica para professores dessa área para que possam usar pedagogicamente a tecnologia em suas atividades de sala de aula, pois se considera que os professores necessitam estar preparados. Isso é de grande relevância porque a tecnologia é de fundamental importância, tendo em vista estar presente em todos os lugares independente da situação financeira ou da idade das pessoas que a utilizam. Para realizar este trabalho, desenvolveu-se pesquisa exploratória e descritiva com o objetivo de proporcionar familiaridade com o problema de pesquisa. Os métodos envolvidos assumiram as formas de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, que se tratou de uma abordagem metodológica de investigação especial em que se buscou compreender, explorar ou descrever os acontecimentos e contextos, nos quais estão simultaneamente envolvidos. Este estudo também correspondeu ao tipo transversal, pois estudou o fenômeno dentro de um tempo e um espaço determinado. Quanto ao tempo de realização, utilizou-se a retrospecção.
Abstract: This research has as its theme "The Digital Training of the Teachers of the Municipal School of Primary Education I of the Municipality of Lebon Régis - Santa Catarina". It will verify the Digital Education of the Teachers of these Schools and how the Digital Inclusion process has been taking place and which are being the contributions in the pedagogical process, as well as the diagnosis of whether there is a need for a technological preparation for teachers of this area or not. This is of great need because the technology has huge importance, for its being present everywhere regardless of the financial situation or the age of the students. Exploratory and descriptive research will be developed to provide familiarity with the research problem. The methods involved will take the forms of bibliographic research and case study, which will be a methodological approach of special investigation in which we will try to understand, explore or describe the events and contexts in which they will be involved. This study will also correspond to the transverse type for it will study the phenomenon within a determined time and space. Regarding the time of realization, it will be retro and prospective.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11276
Aparece nas coleções:CT - Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_TCTE_I_2017_37.pdf665,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.