Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1134
Título: Prevenção ao uso de drogas: uma ação educativa. O caso de Jataizinho - PR
Autor(es): Zampronio, Adriano Varella
Orientador(es): Muniz, Sérgio Tadeu Gonçalves
Palavras-chave: Drogas - Abuso - Prevenção
Drogas - Abuso - Aspectos sociais
Drogas - Legislação
Política pública
Drug abuse - Prevention
Drug abuse - Social aspects
Drugs - Law and legislation
Public policy
Data do documento: 25-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: ZAMPRONIO, Adriano Varella. Prevenção ao uso de drogas: uma ação educativa. O caso de Jataizinho - PR. 2011. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como temática a prevenção ao consumo de drogas dentro da sociedade, transportando a discussão para o ambiente escolar como uma proposta de ação pedagógica. Aborda a historicidade das drogas dentro da sociedade e sua caracterização inicial quanto aos tipos de drogas e seus efeitos. Relata sobre o consumo de drogas no Brasil, suas formas de tratamento e prevenção, a dependência química como um verdadeiro câncer que corrói o indivíduo. Demonstra as Políticas Públicas e as formas que estas podem ajudar os dependentes de drogas e que a situação é problema de saúde pública, e que as Leis evoluíram no que tange ao usuário de substâncias entorpecentes, passaram a ser considerados como doentes e recebem tratamento adequado. Mostra a inexistência ou a existência somente do PROERD como programa de prevenção na cidade de Jataizinho – PR, através de entrevistas nos Departamentos de Ação Social, Educação e Polícia Militar. Estabelece como parâmetro para discutir a temática da prevenção a abordagem em três níveis: a prevenção primária, a secundária e a terciária.
Abstract: This work had as its theme the prevention of drug use within society, bringing the discussion to the school environment as a pedagogical proposal for action. Discusses the historicity of drugs in society and its initial characterization in the types of drugs and their effects. Reports on drug use in Brazil, its treatment and prevention, addiction as a true cancer that erodes the individual. Demonstrates public policies and the ways they can help drug addicts and that the situation is a public health problem, and that the laws have evolved in relation to the user of narcotics, have been considered as patients and receive adequate treatment. Shows the absence or existence only as the PROERD prevention program in the city of Jataizinho - PR, through interviews in the Departments of Social Action, Education and Military Police. Establishes as a parameter to discuss the issue of prevention approach on three levels: primary prevention, secondary and tertiary.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1134
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_I_2011_09.PDF460,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.