Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1138
Título: Políticas públicas para infância e juventude: um olhar sobre o município de Itapetininga/SP
Autor(es): Cardoso, Cristiane da Silva
Orientador(es): Guerra, Jorge Carlos Corrêa
Palavras-chave: Política pública - Infância e juventude
Crianças - Estatuto legal, leis, etc.
Adolescentes - Estatuto legal, leis, etc.
Serviço social com crianças
Serviço social com adolescentes
Public policy - Childhood and youth
Children - Legal status, laws, etc.
Teenagers - Legal status, laws, etc.
Social work with children
Social work with teenagers
Data do documento: 3-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: CARDOSO, Cristiane da Silva. Políticas públicas para infância e juventude: um olhar sobre o município de Itapetininga/SP. 2011. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Este trabalho pretende demonstrar que, no Brasil, o debate em torno das políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente, apesar de recente, teve um avanço significativo. Para o melhor entendimento desta trajetória o documento apresenta como o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente veio ao encontro de atender aos interesses da criança e do adolescente; como a força da mobilização social veio fortalecer a promulgação do estatuto e, como o estatuto está sendo aplicado no Brasil. Relata importantes debates em torno da defesa da criança e do adolescente, com seus mecanismos de fortalecimento, tais como as conferências e os programas e projetos Estaduais, Federais e Municipais. O estudo apresenta casos de sucesso municipal na aplicação do ECA, com depoimentos interessantes de jovens. Apresenta também a questão da criança e do adolescente infratores atrelada ao conceito de vulnerabilidade. Demonstra ainda como o município de Itapetininga vem trabalhando para a defesa dos interesses das crianças e dos adolescentes com importantes redes de atendimento, como a Rede de Enfrentamento à Violência Infanto-juvenil e por fim, aponta uma proposta de melhoria da referida rede.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1138
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GPM_I_2011_13.PDF745,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.