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Título: O uso das tecnologias de informação e comunicação na inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual
Título(s) alternativo(s): The use of communication and information technology in school inclusion of students with intellectual disabilities
Autor(es): Iha, Natalia Cristina
Orientador(es): Bridi, Jamile Cristina Ajub
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Educação especial - Ensino auxiliado por computador
Crianças com deficiência mental - Educação
Inclusão digital
Educational technology
Special education - Computer-assisted instruction
Children with disabilities - Education
Digital divide
Data do documento: 4-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: IHA, Natalia Cristina. O uso das tecnologias de informação e comunicação na inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de conclusão de curso que analisa o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na inclusão de estudantes com deficiência intelectual na Escola Básica Acácio Garibaldi São Thiago, localizada no bairro Barra da Lagoa, no leste da Ilha de Florianópolis. O objetivo deste estudo é compreender como e quais tecnologias da informação e comunicação são adotadas no processo de inclusão escolar destes estudantes. A coleta de dados foi realizada nos espaços do Atendimento Educacional Especializado (AEE), junto às professoras de educação especial, por meio de entrevistas semiestruturadas, as quais contemplaram, sobretudo, os atendimentos aos estudantes com deficiência intelectual. Para que a inclusão fosse vislumbrada, foram realizadas observações participativas no ambiente da sala de recursos multifuncionais (SRM) ou sala multimeios e no ambiente escolar das salas de aula. De acordo o Decreto Legislativo nº 186/2008, as especificações do AEE são “identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas”, assim sendo, a equipe de professoras de educação especial junto ao professor auxiliar de sala e essa pesquisadora procuraram aplicar estratégias pedagógicas que utilizassem Tablets, Playtables ou Notebooks durante os atendimentos no AEE e nas salas de aulas no intuito de, além da observação, compreender como esses recursos podem contribuir para a autonomia dos estudantes, desenvolver suas habilidades cognitivas, coordenação motora e despertar o interesse na aprendizagem por meio do lúdico, ou seja, aprender brincando. Tanto a observação quanto a aplicação da TIC no processo de ensino-aprendizagem demonstraram que a interação do estudante com o meio digital resultou numa estratégia positiva, trazendo mais alegria e descontração no atendimento, maior interação entre o estudante e o professor mediador, auxiliando esse estudante para que o dia-a-dia dos seus enfrentamentos e dificuldades sejam mais leves, ou seja, que sua inclusão seja suave e permanente no contexto escolar.
Abstract: The present study is part of a directed study that analyzes the use of Communication and Information Technology (CIT) as a toll to inclusion of students with intellectual disabilities in Acácio Garibaldi São Thiago Elementary School, located in Barra da Lagoa neighborhood, east of Florianópolis island. The purpose of this study is to understand how and what information and communication technologies are adopted to include students with intellectual disabilities. Data collection was carried out in Specialized Educational Attendance (SEA) spaces with special education teachers through semi-structured interviews, which contemplated, above all, attendance to students with intellectual disabilities. In order to comprehend the inclusion, participatory observations were made in Multifunctional Resources Room (MRR) and in classrooms at school environment. According to Legislative Decree 186/2008, SEA specifications are "to identify, elaborate and organize pedagogical and accessibility resources that eliminate barriers to full participation of students, considering their specific needs". Thus, the special education teachers team with the researcher tried to apply pedagogical strategies that used tablets, play tables or notebooks during the attendance in SEA and in classrooms. That was, in order to, besides the observation, understand how these resources can contribute to students autonomy, to develop their cognitive abilities, motor coordination, and arouse the interest in learning through playful, that is, to learn playing. Both observation and application of CIT in teaching-learning process demonstrated that student's interaction with digital environment resulted in a positive strategy bringing more happiness and relaxation in attendance. It also showed greater interaction between the student and the mediator teacher, helping this student with his or her day-to-day confrontations and difficulties became lighter, that is, that he or she inclusion is smooth and permanent in the school context.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11380
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