Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11549
Título: Controle remoto de sinalização e iluminação por comando de voz via aplicativo para condutores com deficiência física integrado à rede CAN
Título(s) alternativo(s): Remote control of signaling and lighting by voice command via application for drivers with physical disabilities integrated with CAN network
Autor(es): Marochi, Valério Mendes
Orientador(es): Pereira Junior, Dyson
Palavras-chave: Rede de Área de Controle (Rede de computador)
Microcontroladores
Sistemas embarcados (Computadores)
Controle remoto
Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade
Veículos - Controle
Mecatrônica
Controller Area Network(Computer network)
Microcontrollers
Embedded computer systems
Remote control
People with disabilities - Orientation and mobility
Vehicles - Control
Mechatronics
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MAROCHI, Valério Mendes. Controle remoto de sinalização e iluminação por comando de voz via aplicativo para condutores com deficiência física integrado à rede CAN. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Os veículos de um modo geral, para além de meros meios de transporte, tornaram-se grandes vitrines tecnológicas, contendo sistemas embarcados cada vez mais complexos, que demandam o uso de protocolos e redes de comunicação com o intuito de integrar as diversas funcionalidades dos sistemas veiculares dedicados. Mesmo assim, com tanta tecnologia, ainda há muitas oportunidades de desenvolvimento de sistemas e soluções, que atendam necessidades específicas, como é o caso das adaptações automotivas para portadores de deficiência física. O foco deste trabalho é desenvolver um dispositivo de controle remoto que possibilite ao condutor com deficiências motoras o acionamento dos sistemas de sinalização e iluminação do veículo por comando de voz via aplicativo móvel. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de evidenciar a importância dos protocolos de redes veicular, mais especificamente a rede CAN, bem como o uso de plataformas de prototipagem no desenvolvimento de soluções embarcadas para acessibilidade e adaptabilidade veicular. Uma vez obtidas as informações necessárias, foi desenvolvido um protótipo e um aplicativo móvel para controle remoto por comando de voz integrado à rede CAN veicular.
Abstract: Os veículos de um modo geral, para além de meros meios de transporte, tornaram-se grandes vitrines tecnológicas, contendo sistemas embarcados cada vez mais complexos, que demandam o uso de protocolos e redes de comunicação com o intuito de integrar as diversas funcionalidades dos sistemas veiculares dedicados. Mesmo assim, com tanta tecnologia, ainda há muitas oportunidades de desenvolvimento de sistemas e soluções, que atendam necessidades específicas, como é o caso das adaptações automotivas para portadores de deficiência física. O foco deste trabalho é desenvolver um dispositivo de controle remoto que possibilite ao condutor com deficiências motoras o acionamento dos sistemas de sinalização e iluminação do veículo por comando de voz via aplicativo móvel. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental a fim de evidenciar a importância dos protocolos de redes veicular, mais especificamente a rede CAN, bem como o uso de plataformas de prototipagem no desenvolvimento de soluções embarcadas para acessibilidade e adaptabilidade veicular. Uma vez obtidas as informações necessárias, foi desenvolvido um protótipo e um aplicativo móvel para controle remoto por comando de voz integrado à rede CAN veicular.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11549
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COMET_2018_2_04.pdf4,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.