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Título: A contribuição de um analisador automático para a caracterização de gêneros textuais
Título(s) alternativo(s): The contribution of an automatic analyzer for the characterization of text genres
Autor(es): Pereira, Karla Andrea de Paula Leite
Orientador(es): Bertucci, Roberlei Alves
Palavras-chave: Textos - Gênero
Redação escolar
Lingüística - Processamento de dados
Escrita - Inovações tecnológicas
Texts - Gender
School prose
Computational linguistics
Writing - Technological innovations
Data do documento: 8-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: PEREIRA, Karla Andrea de Paula Leite. A contribuição de um analisador automático para a caracterização de gêneros textuais. 2018. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a caracterização do gênero textual redação do Enem a partir de elementos linguísticos prototípicos (verbos, conectores, pronomes) que são utilizados com frequência em produções consideradas ideais (redações nota 1000), por meio da contribuição de um analisador automático de textos, o Tropes. Para isso, foram adotados conceitos e definições sobre gênero, tipo e sequência textual, argumentação, texto dissertativoargumentativo e tecnologia para fundamentar a pesquisa, mediante o uso das teorias e estudos de Bakhtin (1997; 2016), Garcez (2017), Coroa (2017), Fiorin (2015), Wachowicz (2010), Bonini (2005), Antunes (2010), Barton e Lee (2015), Vargas (2009), Coulmas (2014), Araújo (2017) e Finatto (2017). Foram selecionadas 16 redações nota 1000 para serem analisadas pelo Tropes. Com essa ferramenta foi possível obter dois tipos de resultados: o primeiro individual, apresentando uma avaliação para cada redação, e o segundo coletivo, em que o aplicativo mostrou um panorama geral dos textos avaliados em conjunto. A partir desses resultados alguns dados interessantes surgiram, como a grande ocorrência de verbos factivos, que expressam ações, tanto na análise geral como na individual, podendo representar no texto o encadeamento de eventos. Com isso, as hipóteses que confirmam ser as redações do Enem um gênero com características próprias que são recorrentes em várias produções desse gênero foram corroboradas. Assim como, o emprego de uma ferramenta tecnológica digital, o Tropes, para o estudo e pesquisa de gêneros textuais se mostrou muito interessante e valioso, auxiliando o pesquisador nessa empreitada, podendo também ser aplicado em outras pesquisas ou áreas, como o ensino de língua portuguesa.
Abstract: This work aims to characterize the textual genre Enem’s writings from prototypical linguistic elements (verbs, connectors, pronouns) that are often used in productions considered ideal (writing notations 1000), through the contribution of an automatic text analyzer, the Tropes. In order that, concepts and definitions of gender, type and text sequence, argumentation, argumentative text and technology were adopted based on theories and studies of Bakhtin (1997; 2016), Garcez (2017), Coroa (2017), Fiorin (2015), Wachowicz (2010), Bonini (2005), Antunes (2010), Barton and Lee (2015), Vargas (2009), Coulmas (2014), Araújo (2017) and Finatto (2017). Sixteen (16) texts were selected to be analyzed by Tropes. With this tool, it was possible to obtain two types of results: the first individual, presenting an evaluation for each writing, and the second collective, in which the application showed an overview of the texts evaluated together. From these results, some interesting data have emerged, such as the large occurrence of factives verbs, that express actions, both in the general analysis and in the individual analysis, which can represent in the text the chaining of events. Thus, the hypotheses that confirm the Enem’s writings are a genre with their own characteristics that are recurrent in several productions of this genre have been corroborated. Besides, the use of a digital technology tool, the Tropes, for the study and research s textual genres has proved very interesting and valuable, helping the researcher in this work, and can be applied in other researches or areas, such as Portuguese language teaching.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11580
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