Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11583
Título: A terceira idade e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira moderna
Autor(es): Alves, Taíne Batista
Orientador(es): Marriott, Rita de Cássia Veiga
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Idosos
Ensino - Metodologia
Gerontologia
English language - Study and teaching
Older people
Teaching - Methodology
Gerontology
Data do documento: 22-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: ALVES, Taíne Batista. A terceira idade e a aprendizagem de inglês como língua estrangeira moderna. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho buscou pesquisar a respeito do processo de ensino e aprendizado da língua inglesa como língua estrangeira moderna (L2) para a terceira idade, em um núcleo de aprendizado voltado especificamente para este tipo de aquisição. Esta pesquisa exploratória visou compreender as devidas contribuições por parte do aluno e do professor e identificar como a aprendizagem do idioma para este público poderia ser dinamizada. São apresentados alguns princípios considerados essenciais para o processo de aprendizagem do aluno idoso e princípios que são adotados por professores que são nomeados como facilitadores por um dos autores pesquisados. Foi utilizada uma pesquisa inicial para nos ajudar na identificação do público que iríamos estudar e os perfis de cada um deles. Através desta pesquisa, foi elaborada uma aula baseada nas sugestões feitas pelos alunos, nos princípios trazidos no decorrer do trabalho e na metodologia escolhida para a aplicação da aula. A análise e interpretação dos dados, que foram colhidos após a aula por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas, revelaram que este público, com idade igual ou superior a 50 anos, têm a capacidade de aprender um novo idioma e que todos os princípios abordados na teoria e na metodologia encontram-se no ensino de língua inglesa para a terceira idade assim como para os jovens.
Abstract: This work aimed to investigate theprocess of teaching and learning English as a modern foreign language (L2) for the elderly, in a learning Center specifically geared towards this type of acquisition. This exploratory research aimed to understand the contributions made by the student and the teacher and to identify how the language learning for this audience could be optimized. We present some principles considered essential for the learning process of the elderly student and principles that are adopted by teachers who are appointed as facilitators by one of the authors researched. An initial survey was used to help us identify theaudience we would study and the profiles of each one of them. Through this research, a lesson was elaborated based on the suggestions made by the students, the principles brought in during the course of the work and the methodology chosen for the application of the lesson. The analysis and interpretation of the data, which were collected after the class by means of a questionnaire with open and closed questions, revealed that this public, aged 50 years or more, has the capacity to learn a new language and that all The principles covered in theory and methodology are found in English language teaching for the elderly as well as for Young people.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11583
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2018_1_09.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.