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Título: Associação entre atividade física, qualidade de vida e estresse de docentes do ensino superior do departamento acadêmico de educação física da UTFPR campus Curitiba
Título(s) alternativo(s): Association between physical activity, quality of life and stress
Autor(es): Berni, José Mario de Souza
Orientador(es): Dall'Acqua, Josiette Barchik Lunkmoss
Palavras-chave: Professores universitários
Qualidade de vida
Exercícios físicos
Stress ocupacional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba (PR) (PR)
Educação física
College teachers
Quality of life
Exercise
Job stress
Universidade Tecnologica Federal do Paraná
Physical education and training
Data do documento: 21-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: BERNI, José Mario de Souza. Associação entre atividade física, qualidade de vida e estresse de docentes do ensino superior do departamento acadêmico de educação física da UTFPR campus Curitiba. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O presente estudo foi realizado com uma amostra de 12 professores, destes 8 eram homens e 4 eram mulheres, de uma população total de 24 indivíduos, do Departamento Acadêmico de Educação Física – DAEFI, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, que se enquadraram nos critérios de inclusão e aceitaram participar da pesquisa. Esta pesquisa teve como objetivo mensurar os níveis de atividade física, qualidade de vida e estresse dos professores, e a possível relação entre essas variáveis e entre as variáveis estado civil e IMC, identificando se há diferenças estatisticamente significativas entre os sexos. Foi feito um levantamento através de 3 questionários: IPAQ de lazer, retirado do IPAQ – Versão Curta que mensura atividade física no lazer; WHOQOL – 8 que mensura qualidade de vida e PSS – 10 que mensura nível de estresse, sendo estes unidos em um só para facilitar a aplicação, também foram elaboradas questões para o estado civil, altura e peso. Após a coleta dos dados utilizou-se o software SPSS para a analise estatística dos dados. Foi realizado o teste de normalidade shapiro-wilk, foram calculadas média e desvio padrão. Para identificar a diferença de médias entre os sexos foi utilizado o teste t de student. Para testar as relações entre as variáveis foi utilizada a correlação de Pearson. Adotou-se p-valor de <0.05. Os resultados encontrados indicam que os professores participantes do estudo encontram-se, em sua maioria, ativos e muito ativos (66,7%), com reduzidos níveis de estresse e níveis moderados de qualidade de vida. Já em relação ao IMC constatou-se que 50% dos participantes do estudo estão classificados com sobrepeso. Em relação ao sexo não foram demonstradas diferenças estatisticamente significativas para as variáveis atividade física, qualidade de vida e estresse. Já para as variáveis altura, peso e IMC houve diferença estatisticamente significativa entre os sexos. Não ocorreu relação entre as variáveis nível de atividade física e IMC. Em relação as principais variáveis do estudo, não houve associação do nível de atividade física com os níveis de qualidade de vida e estresse, porém houve correlação significativa entre as variáveis estresse e qualidade de vida, sendo elas inversamente proporcionais. Conclui-se que entre os professores participantes do estudo, a maior parte estão ativos e muito ativos, com reduzidos níveis de estresse e níveis adequados de qualidade de vida, e que de acordo com o IMC metade dos participantes do estudo estão classificados com sobrepeso.
Abstract: The present study was carried out with a sample of 12 teachers, of whom 8 were men and 4 were women, from a total population of 24 individuals, of the Physical Education Academic Department - DAEFI, of the Federal Technological University of Paraná - UTFPR, who fit inclusion criteria and accepted to participate in the research. The objective of this research was to measure the levels of physical activity, quality of life and stress of teachers, and the possible relationship between these variables and between the variables marital status and BMI, identifying if there are statistically significant differences between the sexes. A survey was made through 3 questionnaires: leisure IPAQ, taken from IPAQ - Short Version that measures physical activity in leisure; WHOQOL - 8 that measures quality of life and PSS - 10 that measures stress level, these being united in one to facilitate the application, also were elaborated questions for the marital status, height and weight. After the data collection, the SPSS software was used for the statistical analysis of the data. The shapiro-wilk normality test was performed, average and standard deviation were calculated. To identify the difference of averages between the sexes, the student's t-test was used. Pearson's correlation was used to test the relationships between the variables. A p-value of <0.05 was used. The results indicate that the teachers participating in the study are mostly active and very active (66.7%), with reduced levels of stress and moderate levels of quality of life. Regarding the BMI, 50% of the study participants were classified as overweight. Regarding sex, no statistically significant differences were found for the variables physical activity, quality of life and stress. For the variables height, weight and BMI, there was a statistically significant difference between the sexes. There was no relationship between the variables physical activity level and BMI. Regarding the main variables of the study, there was no association between the level of physical activity and levels of quality of life and stress, but there was a significant correlation between the variables stress and quality of life, being inversely proportional. It is concluded that among the teachers participating in the study, the majority are active and very active, with reduced levels of stress and appropriate levels of quality of life, and according to BMI half of the study participants are classified as overweight.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11629
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